Notícias

OVG apresenta ações para ampliar voluntariado

Karinthia Wanderley

  A Organização das Voluntárias de Goiás, a OVG, apresentou, nesta quarta-feira, 8, uma prévia da Plataforma do Voluntariado ao Gabinete de Políticas Sociais. O site está sendo desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD. O objetivo é ampliar a atuação dos voluntários em Goiás.

    A apresentação foi feita pela diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, durante a reunião do Gabinete de Políticas Sociais, coordenado pela primeira-dama e presidente de honra da instituição, Gracinha Caiado.

   Na ocasião, os representantes das secretarias estaduais apresentaram as ações que começaram a ser desenvolvidas nos dez municípios com os maiores indicadores no Índice Multidimensional de Carências das Famílias Goianas (IMCF).

     Adryanna Melo Caiado ressaltou que a plataforma vai facilitar o acesso a informação tanto para quem quer ser voluntário, como para as entidades que precisam recebê-los. O site trará detalhes dos projetos desenvolvidos pela OVG e as instituições cadastradas. “Queremos que as pessoas que estejam dispostas a ajudar, atuem na sua área de interesse. O importante é mobilizar cada vez mais pessoas, especialmente nesses municípios. E elas terão todas as informações necessárias nessa ferramenta”, pontuou, ao prever que até o fim deste mês a página esteja concluída.

    Outra ação que será colocada em prática nos dez municípios mais carentes do Estado, de acordo com a diretora-geral, é a implantação do Programa Meninas de Luz, que atende adolescentes e jovens gestantes de até 21 anos. A iniciativa trabalha com uma equipe multidisciplinar, que trata de temas relacionados a educação sexual, saúde, cuidados com o bebê, planejamento familiar e direitos do cidadão, além de atendimentos psicológico e odontológico.

     Adryanna Melo Caiado afirmou ainda que equipe da OVG começou a fazer o cadastramento de instituições sociais de Cavalcante. As entidades do município vão receber benefícios da Organização.

 

Ações práticas

        Durante a reunião, representantes das secretarias pontuaram as ações que já estão sendo colocadas em prática desde a criação do Gabinete de Políticas Sociais, em 23 de janeiro. Entre elas, a cessão de uso de dois prédios para o município de Santa Terezinha de Goiás, que ampliou em 1. 198 alunos o número de matriculados no ensino infantil.

     Também foram entregues duas salas da aula para a comunidade de São Domingos e 30 notebooks para cinco escolas de Cavalcante.

     A Secretaria de Desenvolvimento Social também destacou avanços. Um deles é o recadastramento das famílias que perderam o Bolsa Família. “Por meio de parcerias iremos desenvolver projetos para estimular o cultivo de hortas, artesanato, gastronomia, turismo”, ressaltou o titular da pasta, Marcos Cabral.

     A Secretaria de Cultura pretende implantar o FICA Itinerante, levando os filmes premiados no festival aos moradores dessas localidades. Já a Secretaria de Esportes quer estimular a criação de Núcleos de Iniciação Esportiva, promover campeonatos e desenvolver o projeto Movicidade, cujo objetivo é mostrar aos moradores desses municípios, que é possível desenvolver atividades físicas em qualquer espaço público.

     A Agehab apontou como prioridades as reformas das escolas Vão Moleque e São Domingos, construção do CRAS Quilombolas e reforma de unidades habitacionais, em Cavalcante. A Saneago irá desenvolver projeto de captação de água para as comunidades que ainda não contam com o benefício no município.

    “Estamos felizes em ver que as ações estão acontecendo em pouco tempo. São salas de aula abertas e 60 famílias que conseguiram ser beneficiadas com energia fotovoltaica, em São Domingos, aumento de vagas na educação infantil em Santa Terezinha e outros benefícios em diversas áreas. Estamos no caminho certo para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, ressaltou a presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado.

       Também apresentaram ações durante o encontro, as secretarias de Indústria e Comércio, Saúde, Goiás Turismo.

 

Assessoria de Comunicação e

Marketing Institucional

(62) 3201-9482

www.ovg.org.br

 

 

 

http://www.ovg.org.br/post/ver/232605/ovg-apresenta-acoes-para-ampliar-voluntariado