topo

Notícias
OVG inaugura Centro de Apoio ao Romeiro
Foto: Fotos: Cristina Cabral/OVG

Elisângela Vieira Santos

 

       A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) inaugurou, no dia 23, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), na GO-060, em Trindade. A abertura foi feita pelo governador Marconi Perillo e pela presidente de honra da OVG, Valéria Perillo. A solenidade contou com a benção do padre Éverson de Faria Melo, diretor Administrativo da Vila São José Bento Cottolengo, que representou o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. A Banda Inclusiva Luar, da Vila São Cottolengo, fez uma apresentação emocionante. A expectativa é de que o CAR atenda 300 mil pessoas durante os dez dias de festa.

 

      O Centro de Apoio ao Romeiro oferece atendimento às pessoas que se dirigirem até a capital goiana da fé, durante a Romaria do Divino Pai Eterno. No local os romeiros recebem lanche e podem fazer uma pausa, sentar e descansar e, depois, prosseguir na caminhada.

 

      No local são oferecidos leite puro ou com canela, café, chá, suco, pão (com mortadela ou manteiga) e água. O atendimento aos romeiros prosseguirá até o dia 02 de julho, data de encerramento da romaria. O Centro funciona 24 horas e tem o apoio de mais de 120 pessoas por dia (entre funcionários da OVG, voluntários e bolsistas do Programa Bolsa Universitária).

 

      A estudante do 6º período do curso de Nutrição, da PUC Goiás, Tattiely Rodrigues, 20 anos, é uma das bolsistas da OVG que colaboram no CAR de Trindade. Ela conta que se sente animada por poder fazer parte da equipe. “Acho uma forma interessante de pagar minha contrapartida pela Bolsa Universitária. Aqui, todos trabalham com alegria, boa vontade e disposição”, diz.

 

      O porteiro Luzimar Batista de Souza, 38 anos, é morador de Senador Canedo e desde os nove anos de idade é romeiro do Divino Pai Eterno. Ele conta que todos os anos vai duas vezes a pé a Trindade, durante a festa religiosa e elogia o CAR. “Tem gente que não tem nenhuma moedinha no bolso para fazer um lanche durante o trajeto que percorre a pé. Aqui no CAR ganhamos lanche e descansamos, o que dá força para chegar até o final da caminhada”, diz.

 

      A presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, agradeceu a todos os parceiros, funcionários da OVG e voluntários que colaboram com o Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade. “Tudo é feito com muito carinho, amor e pensando no romeiro que cumpre sua caminhada de fé”, disse Valéria Perillo que também é devota do Divino Pai Eterno.

 

      O governador Marconi Perillo fez um agradecimento especial a diretora geral da OVG, Eliana França, pelo seu trabalho e dedicação em todos os programas desenvolvidos pela OVG e sua equipe. Ele disse que o momento era de agradecer ao Divino Pai Eterno pelas bênçãos alcançadas. “Eu e Valéria Perillo estamos muito felizes por mais uma vez apoiar esta festividade religiosa tão tradicional. O Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade é uma lição de fraternidade e acolhimento”, completou.

 

        Estrutura

      O Centro de Apoio ao Romeiro tem quase 2 mil metros quadrados de área física, capela para orações e mais de 20 banheiros químicos, sempre abastecidos com papel toalha e papel higiênico. A estrutura conta ainda com um posto de comando da Polícia Militar, uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, que ficarão de prontidão 24 horas. Enfermeiras também estão de plantão para fazer atendimentos de primeiros socorros.

 

      O projeto tem o apoio de vários órgãos do governo do Estado e de empresas parceiras que ajudam a realizar o trabalho. Neste ano, por meio de parceria entre a Goiás Turismo e a OVG, será feito um trabalho de levantamento estatístico dos atendimentos oferecidos no CAR. A intenção é fazer um balanço mais preciso para oferecer a cada ano um melhor serviço aos romeiros.

 

       Homenagem

      Durante a abertura do CAR de Trindade, o Governo de Goiás e a OVG prestaram uma homenagem ao prefeito de Aragarças, José Elias Fernandes. De 1977 a 1997, ele deu apoio aos romeiros em uma estrutura que montava as margens da GO-060 (que liga Goiânia a Trindade), fornecendo lanches e auxílio médico aos peregrinos.

 

      José Elias conta que montou a estrutura para agradecer ao Divino Pai Eterno por sua eleição como vereador por Goiânia, à época, mais votado na história de Goiás. “Realizava esse importante trabalho com a ajuda de familiares e amigos”.

 

      A iniciativa de José Elias inspirou o governo do Estado a assumir, por meio da OVG, esse papel de apoiar os romeiros na caminhada.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing

(62) 3201-9482 / 3201-9415

www.ovg.org.br

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento