topo

Notícias
Governador anuncia mais 10 mil vagas para o PBU
08/08/2017 19h18 - Atualizado em 11/08/2017 09h23

Karinthia Wanderley

 O Programa Bolsa Universitária abre, a partir do dia 11 de agosto, novo processo seletivo para dez mil bolsas. O anúncio foi feito pelo governador Marconi Perillo, nesta terça-feira, 8 de agosto, durante a solenidade de inclusão de dez mil estudantes ao programa, no Ginásio Goiânia Arena. A presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, o vice-governador de Goiás, José Eliton, diretores da Organização e representantes de instituições parceiras participaram do ato de inclusão. Foram concedidas nove mil bolsas parciais e mil integrais.

 

     Marconi Perillo lembrou que, em abril de 1999, foram entregues as primeiras quatro mil bolsas. “Fomos pioneiros com esta iniciativa. Ela serviu de base para o lançamento em nível nacional, em 2005, do Prouni”, disse. O governador afirmou que a Bolsa Universitária democratiza a educação e que até o final do seu mandato, no ano que vem, serão 190 mil estudantes beneficiados. Até 2018, o número deve chegar a 200 mil. Marconi Perillo finalizou com um recado para os estudantes: “Sejam perseverantes, determinados e confiem no Governo de Goiás”.

 

        Valéria Perillo parabenizou os bolsistas. “Vocês são vencedores. É com alegria que realizamos essa inclusão. Acreditamos que todos vocês darão um grande retorno para a sociedade”. A presidente de honra da OVG lembrou que ao serem contemplados com o programa, os estudantes se comprometem a prestar contrapartida em alguma instituição cadastrada na OVG. “Não se esqueçam desse compromisso. É um apoio as instituições. Elas precisam de vocês”.

 

         Jaqueline Rodrigues, 30 anos, que cursa Ciências Contábeis em Quirinópolis, representou os bolsistas contemplados com a bolsa integral. Ela contou um pouco de sua história de luta e superação para conseguir trabalhar e estudar e agradeceu pelo benefício. “Ser bolsista da OVG é um grande incentivo para a realização do meu sonho de ter um diploma de curso superior. Agradeço ao governador Marconi Perillo e a presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, pela oportunidade. Que Deus os proteja e continue inspirando em vocês ações tão importantes para o nosso futuro”.

 

       Representando as instituições parceiras, o reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, destacou que a Bolsa Universitária tem contribuído para o crescimento do Estado. “Muitos só conseguiram terminar o curso superior graças a esse benefício. Hoje estão oferecendo uma condição de vida melhor para suas famílias, estão ajudando no desenvolvimento econômico, educacional e cultural de nosso Estado”.

  

Palestra

          Durante o evento de inclusão, o filósofo, historiador e professor da Universidade Estadual de Campinas, Leandro Karnal, abordou o tema “Conhecimento, Trabalho e Tempo”. Karnal deu dicas importantes para os universitários: como evitar o pessimismo, ser participativo e menos individualista, envolver-se politicamente, divulgar boas iniciativas, denunciar casos de corrupção, e investir cada vez mais no conhecimento. “O que diferencia você dos demais é o preparo. Por isso, os jovens devem aproveitar o tempo com o que realmente acrescente para o seu futuro”, ensinou.


Critérios

        A bolsa parcial se destina a alunos com renda bruta familiar de até seis salários mínimos. Já a bolsa integral contempla os universitários com renda bruta familiar de até três salários mínimos. O programa é destinado a alunos matriculados em instituições particulares de ensino superior no Estado de Goiás ou em Fundações que cobram mensalidade, que sejam credenciadas na OVG.

 

         Os incluídos foram selecionados com base em critérios socioeconômicos definidos pelo PBU, que considera o desempenho acadêmico como requisito para definição do valor do benefício. O processo seletivo recebeu 25.730 inscrições de candidatos à bolsa.

 

        Com os 14 mil alunos incluídos em fevereiro e agosto de 2017, o programa totaliza 180 mil estudantes beneficiados desde sua criação, em 1999. O PBU tem 75 Instituições de Ensino Superior cadastradas, beneficia estudantes de 224 municípios goianos e conta com 1.200 entidades parceiras para o cumprimento da contrapartida, uma exigência feita aos bolsistas, que passam a atuar em instituições governamentais ou não governamentais, cumprindo jornada compatível com seus horários na faculdade ou no emprego.

 

Assessoria de Comunicação

62 3201-9415 / 3201-9482

 

 

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento