topo

Notícias
Meninas de Luz desperta interesse de chineses
29/09/2017 18h55 - Atualizado em 05/10/2017 11h25
Foto: Major Augusto, Malba Parreira, Helca Nascimento e Halim Girade

Karinthia Wanderley

    O secretário Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Halim Antonio Girade, esteve na sexta-feira, 29 de setembro, no Centro Social Dona Gercina, unidade da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) onde são desenvolvidas as atividades do Programa Meninas de Luz, que atende adolescentes e jovens gestantes de até 21 anos. O objetivo da visita foi conhecer melhor o programa para apresentá-lo à comitiva da Fundação de Pesquisa para o Desenvolvimento da China, que estará entre os dias 16 e 18 de outubro, em Goiânia.

   Acompanhado do diretor geral da OVG, major Augusto, da diretora de Ações Sociais, Helca Nascimento, e da gerente da unidade, Malba Parreira, Halim Girade conheceu algumas das atividades desenvolvidas pelas jovens, entre elas, as oficinas de artesanato, contação de história, bordado, higiene e beleza.

    O representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) também recebeu informações sobre outros projetos desenvolvidos, como o Cantinho da Leitura; Família Fortalecida, que estreita a relação entre as jovens e seus familiares; os acompanhamentos psicológico, odontológico, de enfermagem e social, além do trabalho realizado no pós-parto, com atendimento até que a criança complete um ano de idade.

   “Fiquei encantado com o que vi. O melhor indicador que esse programa tem é ver a alegria estampada no rosto dessas jovens. Sabemos que não é fácil para uma adolescente estar gestante e percebemos que elas são acolhidas com amor, carinho e isso faz toda a diferença. Temos convicção de que os chineses vão gostar desse projeto”, destacou Halim Girade, ao acrescentar que a presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, foi quem convidou os chineses para conhecer o “Meninas de Luz”.

    Segundo Halim Girade, a visita a Goiás faz parte de uma parceria firmada recentemente entre o MDS e a Fundação de Pesquisa para o Desenvolvimento da China. Ele explica que a Fundação atua principalmente com desenvolvimento infantil e pesquisa para o governo chinês. “Será uma troca de experiências muito grande entre os dois países. Se eles gostarem das iniciativas vistas em Goiás, certamente irão querer implantá-las na China”.

    O diretor geral da OVG, major Augusto, afirma que a visita de Halim Girade dá mais visibilidade ao programa. “O Meninas de Luz resgata a cidadania das adolescentes e jovens, melhora a autoestima delas e tem sido cada vez mais procurado pelos municípios goianos. E a partir de agora teremos uma maior visibilidade em nível nacional, e quem sabe, internacional”, salientou.

Acompanhamento multiprofissional

   Criado em 1999, o Programa Meninas de Luz tem como objetivo promover o envolvimento, socialização, melhoria da autoestima e orientação de gestantes de até 21 anos de idade. Por meio de uma ação efetiva de uma equipe multiprofissional, oferece à gestante informações sobre educação sexual, planejamento familiar, cuidados com o bebê, direitos do cidadão, além de atendimento pré-natal e odontológico. Após o nascimento da criança, a mãe e o bebê continuam recebendo orientação e apoio, por um ano.


Assessoria de Comunicação e Marketing

(62) 3201-9482 / 3201-9415

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento