topo

Notícias
Grávidas do Meninas de Luz mostram talento
19/10/2017 18h44 - Atualizado em 31/10/2017 11h03

Marcondes Franco Filho 

A 2ª edição do Desfile Coleção Primavera Verão Meninas de Luz realizado pelo Centro Social Dona Gercina Borges, unidade da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), foi realizado na tarde de quinta-feira, 19, no Clube dos Oficiais. Aberto pela vice-presidente de honra da Organização, Fabrina Müller, o evento teve a participação de 20 adolescentes e jovens grávidas e do pós-parto com seus bebês.

 

Elas desfilaram com roupas confeccionadas no Centro Social Dona Gercina Borges, que desenvolve o programa. As peças foram bordadas por elas mesmas, durante aulas de artesanato oferecidas gratuitamente na unidade, por meio de parceria com a cooperativa goiana Bordana, que cedeu suas instrutoras para ensinar às meninas a arte do bordado.

 

Fabrina Müller disse que o desfile é mais uma ação social da OVG para o resgate da autoestima das jovens beneficiadas pelo programa, que já atendeu cerca de 5 mil gestantes em situação de vulnerabilidade social desde sua fundação, em 1999. Aproximadamente 800 adolescentes grávidas são atendidas por ano por essa ação da OVG. “Após dois meses de curso de bordados, essas meninas têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho neste desfile. Com essa iniciativa, elas passam a contar com uma nova perspectiva de vida e têm a possibilidade de incrementar a renda familiar com o aprendizado”, frisou, citando a interiorização do programa, que já foi implantado e lançado em quatro municípios.

 

Jhenifer Rodrigues dos Reis, de 20 anos, com o bebê de 6 meses nos braços, e que participou do curso, desfilou com uma blusa bordada por ela especialmente para a ocasião. “É muito bom aprender e depois poder mostrar o que fizemos e até ganhar um dinheiro a mais com esse trabalho.”, afirmou. A mãe de Jennifer, a dona de casa Elza dos Reis, 46, considerou o curso “um grande incentivo” para a filha e uma “forma de crescimento profissional”. 

 

Larissa Yorrana, de 18 anos, exibiu a calça branca com bordados em azul que ela caprichou para o evento. Grávida de oito meses, ela destacou que se sente valorizada no Meninas de Luz e que gostou de aprender a técnica do bordado.  “Senti-me orgulhosa de participar com minhas colegas nessa bela festa para mostrar que temos talento”, citou. O desfile teve a participação da diretora de Ações Sociais, Helca Nascimento, que representou o diretor geral da OVG, major Augusto, além de diretores e gerentes da Organização, familiares e companheiros das atendidas pelo Meninas de Luz.  

 

 

Apoio

 

A Cooperativa de Bordadeiras do Cerrado Goiano – Bordana - foi criada em 2009 e é um empreendimento social, que por meio de um trabalho solidário e cooperativo, gera renda e contribui para a inclusão social e a elevação da autoestima de suas participantes. Tem um trabalho 100% artesanal. Atualmente com 30 mulheres, 20 delas cooperadas e 10 voluntárias, a Bordana produz mensalmente entre 150 e 200 peças, tendo como carro-chefe almofadas. “A cooperativa de bordadeiras tem essa importante parceria com a OVG para iniciar as meninas no ofício. É uma ação que tem todo o nosso apoio”, disse Nélia Stecca, diretora da Bordana.

 

 

 

O programa

 

Implantado em 1999, o Meninas de Luz acolhe filhas de famílias de baixa renda que enfrentam os problemas da maternidade precoce. A iniciativa envolve um trabalho de equipe multidisciplinar que ajuda na superação das dificuldades e projeta perspectivas de vida e futuro. A mãe e o bebê recebem atendimento até um ano após o parto.

 

O projeto Meninas de Luz inclui várias iniciativas de auxílio: atendimento psicológico, odontológico, orientações sobre saúde, educação familiar e direitos do cidadão. Tudo repassado de forma a garantir o bem-estar da mãe e da criança. O projeto passa por fase de expansão para o interior do Estado. Já foi implantado em Alto Paraíso e Orizona, e lançado em Pirenópolis e Piranhas.

         

Nas cidades do interior, a iniciativa tem parceria com a prefeitura municipal, que fica responsável pelos técnicos e pelo local de funcionamento do programa. A OVG faz o treinamento da equipe, o monitoramento e a doação de kits de enxoval para bebês.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing

(62) 3201-9482 / 3201-9415

www.ovg.org.br

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento