topo

Notícias
Meninas de Luz chega a São Luís de Montes Belos
24/10/2017 14h06 - Atualizado em 07/11/2017 11h12
Foto: Major Augusto, Leda Borges e Dieslaine Lobato da Silva

Karinthia Wanderley

       As adolescentes e jovens gestantes de São Luís de Montes Belos em breve deverão ser assistidas pelo Programa Meninas de Luz, iniciativa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O protocolo de intenções para a implantação do programa foi assinado pelo diretor geral da OVG, major Augusto, pelo prefeito, major Eldecírio da Silva, e a primeira-dama, Nadma Melo, na terça-feira, 24 de outubro, durante a abertura do Ação Cidadã, no município.

         Por meio de atuação de uma equipe multiprofissional, o Menina de Luz atende adolescentes e jovens de até 21 anos e trabalha temas relacionados à saúde, educação sexual, planejamento familiar, cuidados com o bebê e direitos do cidadão, além de atendimento médico, odontológico, nutricional e social. As gestantes participam de oficinas de artesanato e beleza. Após o nascimento, mãe e bebê continuam recebendo apoio por um ano.

         A secretária de Assistência Social do município, Marynês Alves da Silva, que esteve no Centro Social Dona Gercina, sede do programa em Goiânia, gostou das atividades oferecidas e acredita que a implantação na cidade irá atender uma grande demanda de adolescentes e jovens gestantes em São Luís de Montes Belos. “Hoje 255 gestantes são atendidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e cerca de 40% desse total estão nesta faixa etária. A equipe da OVG é bem prepara e o resultado a gente nota ao ver as adolescentes atendidas”.

         A primeira-dama de São Luís de Montes Belos, Nadma Melo, que é secretária municipal de Saúde, diz que o Meninas de Luz irá complementar as atividades realizadas pelo município. “Essa parceria com a OVG vem somar às ações de saúde que já realizamos por meio da ESF. O programa vai fortalecer os laços familiares e ajudará na questão do planejamento familiar”, pontuou, ao acrescentar que as atividades serão realizadas na Secretaria de Assistência Social, com previsão de início para o mês de novembro.

          “A OVG tem sido uma parceira de São Luís de Montes Belos em várias iniciativas e esse programa será muito importante. São meninas muito jovens que se tornarão mães e precisam de apoio psicológico, social. Recebemos o Meninas de Luz de braços abertos”, destacou o prefeito.

          O diretor geral da OVG, major Augusto, lembra que São Luís de Montes Belos é o quinto munícipio do interior a receber o projeto Meninas de Luz. “Todos que conhecem o programa conseguem perceber como essas meninas estão felizes com o atendimento recebido e isso refletirá no cuidado que terão com seus filhos. Temos tido muita procura dos gestores e estamos abertos a receber quem tiver interesse em implantá-lo”.

          O Meninas de Luz já foi implantado em Alto Paraíso e Orizona, e lançado em Pirenópolis e Piranhas. O trabalho é realizado em parceria com as prefeituras, que ficam responsáveis pelos técnicos e local onde o programa funcionará. A OVG faz o treinamento da equipe, o monitoramento da atividade e a doação de kits de enxoval de bebê. 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing

 (62) 3201-9482 / 3201-9415

 

 

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento