topo

Destaque Home Notícia
Unidade da OVG celebra diversidade cultural

        Elisângela Vieira Santos

        O Centro de Convivência de Idosos Cândida de Morais – unidade da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) - ganhou na manhã de sexta-feira, 10, uma decoração especial para receber seus frequentadores. Em destaque, peças que retratam a cultura portuguesa. A unidade escolheu o mês de novembro para trabalhar a diversidade cultural. E o primeiro país a ser abordado foi Portugal.

         Durante uma semana, os frequentadores do CCI Cândida de Morais puderam conhecer um pouco do país que tem 900 anos de existência e foi o responsável pela colonização do Brasil. Nos últimos dias, a Cozinha Terapêutica da unidade trabalhou apenas pratos da culinária portuguesa. A história daquela nação foi o tema central das rodas de conversas e a Oficina Laborativa dedicou-se a confeccionar porta-chaves com motivos dos tradicionais azulejos portugueses.

         A programação especial terminou na sexta-feira, 10, com um evento que contou com a presença do cônsul honorário de Portugal em Goiânia, José Pedro Martins dos Santos, e sua esposa, Edvânia Nogueira. Eles participaram de um bate-papo com os frequentadores. Após a exibição de um vídeo, de forma descontraída, os frequentadores da unidade fizeram perguntas e “mataram” a curiosidade sobre a cultura portuguesa.

        O cônsul agradeceu a oportunidade de participar do evento dizendo tratar-se de uma importante troca de experiências. Ele lembrou que, hoje, a língua portuguesa é a sexta mais falada no mundo, estando presente em todos os continentes. “Temos uma cultura que se cruza com vários povos. Com o Brasil, essa relação é especial. Com Goiás, um laço forte, pois os goianos formam atualmente a maior comunidade de brasileiros existente em Portugal,” disse.

       A diretora de Ações Sociais da OVG, Helca de Sousa Nascimento, representou o diretor geral da Organização, major Augusto, no encontro. Ela destacou que celebrar a diversidade cultural significa a valorização de uma extraordinária fonte de intercâmbio, inovação e criatividade. “É uma atividade que agrega valor na vida dos frequentadores do CCI Cândida de Morais,” ressaltou.

       A gerente da unidade, Ana Celina Machado do Nascimento, informou que a celebração da diversidade cultural continua até o fim deste mês. Os próximos países a serem trabalhados serão, respectivamente, a África e o Japão. A aposentada Diolina da Silva Sousa, 66 anos, frequentadora do Centro de Convivência, exibia orgulhosa o porta-chaves que confeccionou. “Meu sonho é conhecer Portugal. Se Portugal não vem até mim, vou até ele com esse trabalho”. Animada, ela se diz ansiosa para conhecer um pouco mais da África e do Japão. “Vou ficar internacional,” afirmou com bom-humor.

      A atividade realizada no CCI Cândida de Morais foi finalizada com uma apresentação do coral Viva Mais, que interpretou canções portuguesas. Em seguida, houve degustação de pratos típicos de Portugal.

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing

(62) 3201-9482 / 3201-9415

www.ovg.org.br

 

        

        

 

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento