topo

Notícias
Capacitação para instituições marca Dia Internacional do Voluntário

     Nadia Lima

    O Centro Goiano de Voluntários (CGV), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), comemorou nesta terça-feira, dia 5, o Dia Internacional do Voluntário. O CGV entregou certificados em homenagem a representes de 159 instituições, que participaram da palestra “Gestão e Captação de Recursos”, com o advogado especialista em direito administrativo e constitucional e diretor do Instituto Goiano de Direito Constitucional (IGDC) e do Instituto de Direito Administrativo de Goiás (IDAG), Juscimar Pinto Ribeiro.

      Aberta a perguntas, a capacitação teve intensa participação da plateia, que pode tirar dúvidas sobre a gestão de suas entidades. Juscimar falou sobre diversas formas de captação de recursos, como editais de financiamento, promoção de eventos e financiamento coletivo, além de reforçar a importância da profissionalização das instituições na gestão de recursos. “O ponto fundamental para toda entidade é o planejamento”, resumiu.

     A coordenadora do projeto Arte Móvel, do Instituto Total de Educação e Cultura, Célia Reis, foi uma das representantes que recebeu certificado de homenagem. Atualmente com 15 voluntários no ateliê de arte para reeducandas e egressas do Presídio Feminino Consuelo Nasser, em Aparecida de Goiânia, ela atesta a importância do voluntariado. “Hoje temos instrutoras de artesanato, advogado e apoio para redes sociais, todos voluntários, que são fundamentais para o andamento da nossa entidade”, afirma.

    Tamara Mirela da Silva também recebeu um certificado em nome da Projeto Crescer, que apoia cerca de 50 crianças e adolescentes no contraturno da escola, em Aparecida de Goiânia, com reforço escolar e aulas de música e conta com 10 voluntários em seus quadros. “O voluntariado é fundamental para garantir o bom andamento do projeto”, afirma.

      O evento contou com a presença dos diretores da Organização, Helca Nascimento (Ações Sociais), Olavo Marsura (Administrativo e Financeiro), Kelen Belucci (Bolsa Universitária) e do gerente do gerente do CGV, Wellington Fassa. O início da celebração foi marcado por apresentação musical da cantora Fabrícia Eges, que, recentemente, participou do concurso Novos Talentos da Música Sertaneja, realizado pelo TV Anhanguera.

      Wellington falou da importância da data para reconhecer o valor de quem ocupa parte do seu tempo com a disposição de mudar a vida de pessoas, oferecendo mesmo que um simples gesto. “Este dia é a oportunidade que temos para reconhecer o significado grandioso de quem demonstra boa vontade e interesse humanitário em compartilhar o que temos de mais precioso: amor, respeito, felicidade, amizade fraterna”, detalha.

      A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 5 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntário.  Segundo definição da ONU, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e a seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social”. Com o evento, a OVG quer lembrar a importância dessas pessoas que fazem a diferença na vida de alguém.

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional

(62) 3201-9482 / 3201-9415

www.ovg.org.br

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento