Notícias
CCA comemora Mês da Juventude

   Elisângela Vieira

 

   De hoje até o próximo dia 11, o Centro de Convivência de Adolescentes (CCA), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), celebra o Mês Internacional da Juventude. Todas as ações serão realizadas nos períodos matutino e vespertino e têm como público-alvo frequentadores da unidade e seus familiares. A programação teve início com uma palestra sobre o uso de drogas e suas consequências, proferida por profissionais do programa Escola Sem Drogas, da Escola Superior da Polícia Civil do Estado de Goiás.

 

   Os irmãos Kaylane Gomes da Silva, 16, e Kaylan Gomes da Silva, 14, frequentam o CCA desde março de 2018. Eles contam que de segunda a sexta-feira, no período da manhã, participam de várias atividades oferecidas pela unidade. “É sempre bom estarmos atentos e bem informados, principalmente porque estamos o tempo todo expostos a tantas situações. Achei bem interessante o que aprendemos hoje sobre drogas, de como é difícil sair desse problema, o melhor é evitar”, disse Kaylane, que ao lado do irmão assistiu a palestra sobre drogas.

 

   Agentes da Polícia Civil do Estado de Goiás, Lorena Vieira Bastos e José Flávio Marques Godoy e Silva informaram que o Programa Escola Sem Drogas trabalha a prevenção primária contra o uso de drogas e destina-se ao público goiano com faixa etária a partir de 12 anos. “Passamos orientações e informações de forma bem descontraída, na linguagem deles, com vídeos, conversando com eles”, destacou Lorena Vieira.

 

   A coordenadora do Centro de Convivência de Adolescentes, Leidyanna Gomes de Aguiar Tomé, informa que esta é a segunda edição do Mês Internacional da Juventude realizada pela unidade. “No ano passado, tivemos uma programação mais modesta. Em 2018, iremos abranger através de ações culturais, educacionais e de lazer temas que são vivenciados cotidianamente por nossos frequentadores e seus familiares.”

 

 

Programação

 

   Nesta terça-feira, 07 de agosto, às 9h e às 13h30, o Centro de Convivência de Adolescentes promoverá oficinas de Pipa e Material Reciclado / Artesanato. No dia 08, às 9h e às 14h, acontecerá palestra educativa sobre doenças sexualmente transmissíveis e os métodos contraceptivos. A atividade terá a participação de profissionais da Casa de Apoio Condomínio Solidariedade, da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás. Aula de Dança; palestra sobre Moda e Comportamento; atividades recreativas com brinquedos infláveis e treinamento físico fazem parte da programação do dia 09 de agosto, às 9h e às 14h.

 

   O Centro de Convivência de Adolescentes da OVG promoverá na sexta-feira, 10, às 9h e as 13h, o Dia da Beleza. Profissionais da Escola de Cabeleireiros Meire MB farão, gratuitamente, cortes de cabelo feminino e masculino; designer de sobrancelha e limpeza de pele.

 

   A celebração do Mês Internacional da Juventude será fechada no dia 11, sábado, com a atividade “Esporte sem Fronteiras – basquete em cadeiras de rodas”, das 8h às 12h. Haverá um amistoso entre os adolescentes do Centro de Convivência X Escola Adventista. Em seguida, uma apresentação do basquete sobre cadeiras de rodas entre a Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego) X Associação dos Deficientes Físicos de Aparecida de Goiânia (Adap).

 

   Logo após, haverá um bate-papo entre os cadeirantes e os adolescentes. Os frequentadores do Centro de Convivência viverão a situação de participarem de um jogo de basquete em cadeira de rodas. A atividade visa promover uma troca de experiências, além de abrir espaço para relatos de desafios, histórias de superação e trabalhar o esporte como ferramenta de inclusão social.  

 

   No dia de encerramento da celebração do Mês Internacional da Juventude, será solicitado que cada participante leve um quilo de alimento não-perecível. Os produtos serão doados ao Centro Educacional Nosso Lar e Movimento Jovens Livres. Roupas e alimentos arrecadados durante a II Gincana Solidária, realizada no Centro de Convivência de Adolescentes no período de férias escolares, complementarão a doação.

 

A unidade


   O Centro de Convivência de Adolescentes fica no Jardim Novo Mundo, na região Leste de Goiânia, e desenvolve atividades gratuitas de cultura e lazer para jovens de 12 a 17 anos. No local também são realizadas ações de acolhimento familiar pelo Serviço Social e de Psicologia. Com a unidade, a OVG busca assegurar aos jovens espaços de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade, respeito mútuo, cidadania e a melhoria da qualidade de vida. Atualmente, 167 adolescentes participam das atividades oferecidas pelo Centro de Convivência.

 


Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional

(62) 3201-9482 / 3201-9415

www.ovg.org.br

  links relacionados

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento