Notícias
OVG comemora Dia Nacional do Voluntário
25/08/2018 17h33 - Atualizado em 11/09/2018 15h00

Elisângela Vieira Santos e Kátia Assunção

  A comunidade do Residencial Morumbi e bairros vizinhos, na região norte de Goiânia, foi recebida com festa na Sociedade Eunice Weaver – Centro de Educação Infantil, neste sábado, 25. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), por meio do Centro Goiano de Voluntários (CGV), realizou uma ação social, com apresentações artísticas e prestação de serviços em comemoração ao Dia Nacional do Voluntário, celebrado em 28 de agosto.

 

   Nos últimos três meses, com a ajuda de parceiros e mão de obra voluntária, o CGV fez benfeitorias na sede da entidade. A instituição foi fundada há cerca de 50 anos por americanos, já foi um leprosário, e hoje atende 100 crianças da região.  O prédio, que tinha aparência de abandono, recebeu pintura nos muros, portões e fachada. Os voluntários também consertaram os brinquedos do parquinho e limparam todo o terreno.

 

   As melhorias promovidas pelo CGV foram apresentadas à comunidade e as crianças puderam ser divertir no parquinho que acabou de ser reformado. Também aproveitaram os brinquedos infláveis espalhados pelo pátio. Maria Eugênia abriu a programação artística do evento, depois se apresentou junto com a cantora autista Janaína. A festa ainda teve apresentação de capoeira com o Grupo Candeia, de música do Grupo Raio de Sol e do coral das crianças atendidas pela Sociedade Eunice Weaver. 

 

   Gratuitamente, foram oferecidos serviço de assistência jurídica; teste de glicemia e aferição de pressão arterial e corte de cabelo. As crianças receberam orientações sobre higiene bucal. Os participantes também tiveram acesso a informações sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros. Voluntários e parceiros do CGV foram homenageados com a entrega de certificados.

 

   O coordenador do Centro Goiano de Voluntários, Wellington Divino Fassa, destacou a importância de ações como a que foi feita na Sociedade Eunice Weaver. “Durante a nossa ação aqui na entidade fomos movidos pela força do amor ao próximo. Toda vez que surgia um problema, nós pensávamos no bem que iriamos proporcionar às crianças atendidas aqui e tudo parecia ficar mais fácil”, disse.

 

    A diretora geral da OVG, Idelma Rodrigues, disse que a Organização se orgulha por ter contribuído para a disseminação do voluntariado. Ela lembrou que desde 2001, o CGV capacitou mais de 19 mil pessoas e hoje tem mais de 150 instituições cadastradas, aptas a receber pessoas interessadas em ajudar. “Muita gente diz que não tem tempo para ser voluntário, mas não é preciso ter muito tempo disponível. Para ajudar, basta ter vontade de fazer o bem”.

  

     Dirce Miranda de Souza, diretora voluntária da Sociedade Eunice Weaver – Centro de Educação Infantil, ressaltou a importância da ação social desenvolvida pelo CGV na instituição. “Há 45 anos sou voluntária aqui. Acredito que não há nada mais gratificante que fazer a diferença na vida de alguém. Temos enfrentado muitas dificuldades e essa iniciativa do Centro Goiano de Voluntários nós dá ânimo para seguir com nossa luta. Só tenho a agradecer”, disse.

 

    A ação social realizada na Sociedade Eunice Weaver – Centro de Educação Infantil - contou com a parceria da Uniodonto; Faculdades ALFA; Unimed; Polícia Civil do Estado de Goiás (programa Escola Sem Drogas); Grupo Semeadores da Alegria; Senac de Aparecida de Goiânia; Associação Centro de Referência Raio de Sol (de Aragoiânia); Gerência de Esporte, Lazer e Programa Especial da Seduce; Secretaria Cidadã; Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de Goiás.

 

O CGV


   Criado em 2001, o CGV promove atividades para despertar a responsabilidade social na comunidade em geral, além de oportunizar espaços de atuação, agregando ações voluntárias que gerem compromisso social e desenvolvimento dos seus atores.    O CVG recebe, capacita e encaminha para instituições pessoas interessadas em atuar na área e, ao mesmo tempo, orienta as entidades empenhadas em recebê-las.

 

Mês do Voluntariado


     O Dia Nacional do Voluntário, comemorado em 28 de agosto, foi criado em 1985. A data é uma forma de homenagear e destacar o trabalho das pessoas que atuam como voluntárias em diversas causas para o bem da comunidade. Por esse motivo, agosto é considerado o Mês do Voluntariado, período em que as ações são intensificadas para buscar maior engajamento da sociedade.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional

(62) 3201-9482 / 3201-9415

  links relacionados

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento