Notícias
Restaurante Cidadão oferece cardápio nutritivo

    

Elisângela Vieira

    O prato servido no Restaurante Cidadão é variado e nutritivo. Para garantir uma alimentação saudável e saborosa, cada unidade tem um nutricionista que cuida do cardápio. Eles são as responsáveis pela qualidade da alimentação diária de trabalhadores formais e informais, desempregados, estudantes, aposentados e famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo programa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

 

     Para garantir uma boa refeição, o trabalho dos nutricionistas começa bem antes da comida chegar ao prato. “Orientamos sobre a compra dos alimentos, acompanhamos o armazenamento e fazemos a higienização de frutas, folhas e  verduras, por exemplo. E conferimos, constantemente, a temperatura dos alimentos para ver se está em condições ideais”, destaca Loharnne Patrícia Tinoco de Castro, nutricionista da Gerência de Apoio ao Restaurante Cidadão.

 

    O cardápio é elaborado com base no Programa de Alimentação do Trabalhador, do Ministério do Trabalho e Emprego. Para muitos usuários, o almoço no Restaurante Cidadão é a única refeição do dia. Loharnne afirma que tudo é feito visando agradar ao público, mas sempre tendo como foco uma alimentação saudável. “Matemos o equilíbrio entre os nutrientes (proteínas, carboidratos, sais minerais, vitaminas, fibras e água) em uma mesma refeição, possibilitando ao máximo o aproveitamento pelo organismo, reduzindo os grupos de risco à saúde”, completa Loharnne Patrícia.

 

    Ela frisa que as refeições seguem critérios de preparo para que sejam saborosas, mas sem deixarem de ser saudáveis, com baixo teor de sódio e gordura. “Combinamos os tradicionais arroz com feijão, um prato proteíco (carnes), uma guarnição (legumes ou massa) e salada composta por ter ingredientes, sendo que um deles é uma folha, além da sobremesa (fruta)”, informa a nutricionista.

 

Qualidade atestada

 

    A aposentada Josefa Soares da Silva, 62 anos, moradora do bairro Goiânia Park Sul, almoça na unidade do Restaurante Cidadão de Aparecida de Goiânia, de segunda a sexta-feira, desde 2013. Ela é diabética e tem pressão alta. Josefa conta que a refeição servida no espaço é uma aliada no combate a esses males. “Tenho conseguido controlar meus problemas de saúde graças a essa comidinha gostosa daqui. A gente sai nutrido. Isso é benção de Deus”, pontua.

 

    As 14 unidades do programa Restaurante Cidadão, da Capital e do interior do Estado, funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 14 horas, em locais amplos e arejados. O valor da refeição é R$ 2,00.

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional

(62) 3201-9482 / 3201-9415

www.ovg.org.br

  links relacionados

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento