Destaque Home Notícia
OVG comemora 71 anos de fundação
30/10/2018 15h36 - Atualizado em 30/10/2018 16h02

Kátia Assunção

 A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) completou 71 anos de fundação na terça-feira, dia 30 de outubro. A data foi comemorada com um culto ecumênico. O governador José Eliton e a presidente de honra da Organização, Fabrina Müller, participaram do evento, que reuniu as diretoras e os colaboradores, na sede da instituição.

 

   O culto ecumênico foi celebrado pelo Bispo Manoel Gonzalez, da Igreja Universal; o presidente da Irradiação Espírita Cristã, José Leopoldo da Veiga Jardim; e o padre Rafael Magul, da Paróquia São Nicolau. Eles conduziram a celebração com orações e palavras de incentivo aos colaboradores. Ao final, os participantes cantaram "Parabéns" para a OVG.

 

   A diretora geral da OVG, Idelma Rodrigues, relembrou o trabalho de Ambrosina Coimbra Bueno, fundadora da instituição. Também destacou a trajetória de solidariedade e humanismo da Organização. “São 71 anos de uma história de amor ao próximo e, atualmente, mais de três milhões de atendimentos por ano. É uma instituição que se orgulha muito do que faz”, afirmou.

 

   A presidente de honra, Fabrina Müller, agradeceu aos colaboradores pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos e parabenizou a instituição pelo relevante papel social que desempenha. “Que a OVG continue com esse espírito de fé, amor e caridade. São três coisas muito importantes para que a instituição continue fazendo o bem a quem mais precisa”, frisou

 

   O governador ressaltou que nos últimos anos o governo buscou ampliar algumas ações, investindo muito em programas sociais, como o Renda Cidadã, o Cheque Moradia e a Bolsa Universitária. José Eliton também fez agradecimentos. “Eu gostaria de  agradecer a cada colaborador, a cada voluntário, a todos aqueles que ajudaram a construir essa instituição. É uma honra e uma alegria compartilhar com vocês esse momento importante para a OVG”, disse.

 

 71 anos de inclusão social

   A OVG surgiu da iniciativa de um grupo de mulheres ligadas à Igreja Católica, liderado por Ambrosina Coimbra Bueno. No início, foi administrada pela então Arquidiocese de Goiás. A entidade foi fundada em 30 de outubro de 1947. Em 1966, como forma de garantir mais visibilidade às ações, a Arquidiocese transferiu o controle da instituição às primeiras-damas do Estado de Goiás.

 

   No início, o trabalho da OVG concentrava-se na fabricação e doação de enxovais para bebê, roupas de cama e uniformes escolares. As máquinas de costura eram emprestadas pelas próprias voluntárias.

 

    Hoje, a OVG proporciona benefícios a crianças, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos. A Organização está estruturada e se expande em redes que ampliam o alcance de suas ações. Com a parceria do Governo de Goiás, a Bolsa Universitária já beneficiou 190 mil estudantes em 19 anos de existência.

 

    Criado há 15 anos, o programa Restaurante Cidadão oferece alimentação balanceada e de qualidade ao preço simbólico de R$ 2,00. Atualmente, com 14 unidades em funcionamento no Estado, o programa serve mais de 13 mil refeições diariamente.

    

    O programa Meninas de Luz, voltado para gestantes de até 21 anos de idade, atende, em Goiânia, cerca de 650 grávidas por ano. A inciativa passa por projeto de expansão para o interior do Estado e já é uma realidade nos municípios de Alto Paraíso, Cavalcante, Orizona, Pirenópolis, Caldas Novas, Porangatu, Posse, Vila Boa e Piranhas.

 

    A OVG desenvolve ainda trabalho que fortalece a cultura do voluntariado em Goiás. Com 17 anos de existência, o Centro Goiano de Voluntários (CGV) já capacitou mais de 19 mil pessoas  para atuar na área.

   

   A instituição mantém quatro unidades voltadas à terceira idade: Complexo Gerontológico Sagrada Família, Vila Vida, Centros de Convivência de Idosos Cândida de Morais e Norte Ferroviário. O apoio ao idoso oferece atividades ocupacionais e de lazer que favorecem a reintegração social e aumentam a autoestima.  

 

   A OVG mantém, ainda, a Casa do Interior de Goiás que apoia o cidadão goiano que não tem onde ficar durante tratamento médico em Goiânia. A unidade possui 120 leitos para abrigar o paciente e seu acompanhante, oferecendo-lhes hospedagem, transporte dentro da capital, alimentação e acompanhamento de enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

 

   No Centro de Convivência de Adolescentes, em Goiânia, atende 157 jovens, com idade entre 12 e 17 anos. Eles desfrutam, gratuitamente, de várias atividades de cultura e lazer. Também são iniciativas da Organização, os Centros de Apoio ao Romeiro de Trindade e de Muquém que atendem, respectivamente, uma média de 425 mil e 50 mil romeiros ao ano.

 

   A OVG realiza também o Show de Natal.  Em dezembro, a Praça Cívica ganha decoração natalina e é realizada a distribuição de brinquedos às crianças carentes de todos municípios goianos.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional

(62) 3201-9482 / 3201-9415

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento