Destaque Home Notícia
OVG participa de Seminário Mundial da Alimentação

    Karinthia Wanderley

     Sensibilizar a sociedade para a importância de ações do combate à fome e ao desperdício de alimentos e para a necessidade de desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável. Os temas foram debatidos nesta quarta-feira, 31 de outubro, durante a sétima edição do Seminário de Celebração ao Dia Mundial da Alimentação, iniciativa do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Goiás (Conesan-GO), realizado no auditório da Superintendência da Agricultura, em Goiânia. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), representada pelo Restaurante Cidadão, que está inserido na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, participou da iniciativa.

     Representando o governador José Eliton, o superintendente executivo da Agricultura, Antônio Flávio Camilo, afirmou que apesar dos avanços tecnológicos na agricultura, 800 milhões de pessoas em todo o mundo ainda enfrentam a subalimentação crônica. “É necessário atenção especial para evitarmos o desperdício e promovermos ações para diminuir a fome”. Nesta perspectiva, Antônio Flávio destacou a importância do Restaurante Cidadão para os goianos. “É uma iniciativa que assegura alimentação saudável, balanceada a um preço acessível. São mais de 13 mil refeições por dia em suas 14 unidades em todo o Estado”, pontuou.

    Durante o evento foi ministrada a palestra: “Situação Atual da Merenda Escolar no Estado de Goiás em relação à Segurança Alimentar e Nutricional”, pela gerente da Merenda Escolar, Fátima Costa e Silva. O outro tema abordado foi: “Nossas ações são nosso futuro. Um mundo #FomeZero para 2030 é possível”, com nutricionista Tânia Aparecida Castro.

 Novos conselheiros

     Na ocasião tomaram posse os novos conselheiros do Conesan-GO, que tem a atribuição fundamental de assessorar na formulação de políticas públicas da Segurança Alimentar e Nutricional e na definição de orientações para que o Estado garanta o direito humano à alimentação adequada. A nutricionista da OVG, Lohanne de Castro, está entre os membros da nova diretoria.

    O evento contou com apresentações culturais, entre elas, a do grupo Terceira Dança, do Centro de Convivência de Idosos Vila Vida.

 Luta contra a fome

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente no dia 16 de outubro ‒ data de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura FAO, em 1945 ‒ para estimular a sensibilização e a ação em escala mundial em favor das pessoas que sofrem com a fome e responder à necessidade de garantir a segurança alimentar e nutricional para todos. São realizados eventos em mais de 130 países de todo o mundo, sendo um dos dias mais celebrados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

   

 

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional

(62) 3201-9482 / 3201-9415

  links relacionados

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento