Notícias
Vila Vida celebra Consciência Negra

Elisângela Vieira

 

   Pelo quinto ano consecutivo, o Centro de Convivência de Idosos Vila Vida, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, com o evento AFROVIDA. A programação teve início na manhã desta terça-feira, com Oficina de Trajes, Turbantes, Penteados e Maquiagem Afro, apresentação de heranças africanas com idosos das unidades da Organização, Grupo Terceira Dança, Samba Legal e um lanche especial.

 

   A Vila Vida ganhou decoração especial para o AFROVIDA, em que predominam as cores da bandeira africana: verde, vermelho, preto e amarelo. O evento visa celebrar a data entre os idosos com temas que reportam as origens do povo brasileiro. O encontro tem também o objetivo de promover a reflexão sobre a diversidade, com respeito às diferenças e o combate ao preconceito racial.

 

  A aposentada Beatriz Stella Diógenes, 77, é frequentadora a Vila Vida há 12 anos. Ela acredita que a possibilidade de conhecer mais sobre a história do Brasil é uma forma de se combater a discriminação. “Quando criança, sofri muito. Minha mãe era índia. Isso me tornou motivo de piadas. Eventos como o AFROVIDA ressaltam uma só verdade: somos todos iguais. Não deve haver distinção de uma pessoa para com a outra. Seja ela negra, índia ou branca”, afirma.

 

  A coordenadora da Vila Vida, Maria Helena de Jesus, destaca a importância da iniciativa. “Queremos levar uma mensagem de paz e respeito, além de quebrar preconceitos, muitas vezes fruto da ignorância”. Presente a abertura do 5º AFROVIDA, a diretora de Ações Sociais da OVG, Jeane Abdala, disse ser uma satisfação participar desse momento de comunhão com moradores e frequentadores da Vila Vida e dos Centros de Convivência de Idosos Cândida de Morais e Norte Ferroviário, unidades da OVG que foram prestigiar a festividade. “É bom estar aqui para celebrar esse povo tão maravilhoso que tanto contribuiu para a nossa cultura, seja na música, na religião ou na culinária”, completou.

 

Programação

 

   A programação do AFROVIDA prossegue no dia 22, quinta-feira, com Tarde Dançante; Momento de Samba e Reggae e um bate-papo, em homenagem a Zumbi dos Palmares, com a educadora social da Vila Vida e idealizadora do AFROVIDA, Marlene Aparecida Gonçalves. O evento será encerrado no dia 27, terça-feira, com um debate sobre as conquistas e direitos da população afrodescendente no Brasil, com a coordenadora do Grupo Café com Prosa, Márcia Bueno.

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional

(62) 3201-9482 / 3201-9415

www.ovg.org.br

  links relacionados

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento