Destaque Home Notícia
Presidente de honra da OVG visita Apae
24/01/2019 21h15 - Atualizado em 24/01/2019 21h44

   A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral, visitaram, na última quinta-feira (24/1), unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Goiás (Apae-GO).

 
  Acompanhados do presidente da entidade em Goiânia, Albanir Pereira Santana, eles conheceram primeiramente as instalações do Complexo I, localizado no Setor Coimbra. No local, funciona a administração e o Centro de Educação Especial Helena Antipoff, voltado a crianças de 0 a 6 anos. 

 
  Gracinha Caiado e Marcos Cabral participaram de uma atividade musical com os alunos e reafirmaram o compromisso do governador Ronaldo Caiado com a área social. “Sempre fomos parceiros da Apae no Brasil todo e fiz questão de estar aqui no início do governo para dizer que acreditamos na inclusão e, como primeira-dama, me comprometo a ajudar quem realmente precisa de ajuda”, destacou ela. 

 
  Ao visitar o complexo, Gracinha se emocionou ao ver benefícios levados à Apae de Goiânia por meio de emenda de Caiado no Senado: quatro quadros interativos, que são usados para atividades educacionais com os alunos; computadores, projetores e aparelhos fisioterapêuticos. 


   Em seguida, a comitiva seguiu para o Instituto de Diagnóstico e Prevenção da Apae Goiânia, um moderno laboratório que atende 6,5 mil gestantes por mês e realiza o pré-natal completo. Segundo Albanir Pereira Santana, quando alguma patologia é detectada, a paciente recebe atendimento multiprofissional, diagnóstico e é orientada para evitar a transmissão vertical para o bebê.


   A primeira-dama ficou impressionada com o trabalho desenvolvido ali, que já conseguiu garantir que mais de 7 mil crianças deixassem de nascer com alguma deficiência, apenas por diagnóstico e tratamento precoces. 


    “É um modelo para todo o Estado. Convidarei o governador e o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, para virem aqui. As boas práticas precisam ser levadas para dentro do governo”, defendeu. 

 
Garantia de  futuro


   Por fim, Gracinha Caiado e Marcos Cabral estiveram no Centro de Profissionalização Especial Dr. Lincoln Marques da Rocha, que é um centro de qualificação para jovens excepcionais a partir dos 15 anos. 

 
   Na unidade, os alunos participam de oficinas de artes, jardinagem e horticultura, cozinha e até marcenaria. “A inclusão social tem que se tornar um compromisso de todos nós. É incrível como esses jovens são carinhosos, atenciosos e competentes. O nosso objetivo é garantir uma vida digna e oportunidades para quem mais precisa”, ressaltou ela. 

 
   O secretário de Desenvolvimento Social também destacou a excelência do trabalho social da Apae Goiás e garantiu que o governo irá investir ainda mais na parceria. 

 
   “Essas visitas são importantes para ver de perto a realidade das entidades que são parceiras do Estado. É preciso conhecer os principais pontos sensíveis, as dificuldades e os potenciais de melhoria. Vamos ampliar as parcerias para levar e garantir a cidadania para as pessoas que realmente precisam do amparo do poder público”, asseverou.

 
    Assim como acontece em todos os órgãos do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Social herdou da gestão passada incontáveis dívidas. Marcos Cabral relatou que há atrasos no pagamento de programas sociais de até sete meses. 

 
   “Na Apae, por exemplo, o Estado garante pão e leite, além de energia elétrica e água. Nós já nos sentamos à mesa com fornecedores, a Enel e a Saneago e pedimos prazo de 90 dias para ir acertando o passivo deixado. Vamos trabalhar diuturnamente para efetivar os programas que fazem a diferença na vida das pessoas”, arrematou.

 

Assessoria de Comunicação do Governo de Goiás

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento