Presidente de Honra
Presidente de honra da OVG
28/02/2019 15h39 - Atualizado em 22/03/2019 11h58

Maria das Graças de Carvalho Caiado, conhecida como Gracinha Caiado, é esposa do governador Ronaldo Caiado, com quem tem duas filhas, Maria e Marcela.


Baiana de Feira de Santana, cidade a 116 km de Salvador, Gracinha é advogada, formada pela Universidade Federal da Bahia, e atuou por muitos anos na profissão, tanto em escritórios de advocacia, como em empresas privadas. 

Tem diversos cursos na área de gestão pública, como na Universidade de Oxford, na Inglaterra; e na Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro, em “Altos Estudos de Política e Estratégia”.


A primeira-dama de Goiás é também produtora rural – área na qual tem forte atuação política. 


Desde muito jovem, militou em favor da causa agropecuária e chegou a ser diretora da União Democrática Ruralista (UDR) da Bahia, uma das principais entidades brasileiras na defesa das causas do campo. 

Foi em uma reunião da UDR, em 1986, que Gracinha e Ronaldo Caiado se conheceram. Ela era a única mulher da executiva nacional e o governador brinca que, quando a viu debatendo com aquela quantidade de homens, se apaixonou. 

Os dois se casaram em 1990, um ano após Ronaldo Caiado concorrer à Presidência da República. 


Na política, Gracinha sempre atuou ao lado do marido, seja no Congresso Nacional, no gabinete de representação em Goiânia, ou, agora, à frente do Governo de Goiás.


Além de presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás, é também coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais -- responsável por desenvolver ações estratégicas, de forma integrada, para combater os vários níveis de carências da sociedade.

Entre os principais projetos que desenvolveu junto ao marido está a parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) por todo o Brasil. Ronaldo Caiado destinou dezenas de emendas para a entidade, além de articular apoio público à causa.


Gracinha Caiado é aficionada em bicicleta e viaja o mundo todo para pedalar. É apaixonada por animais e tem 41 cachorros. Dois moram com o casal no Palácio das Esmeraldas, Balu e Nikki.

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento