Notícias
Gabinete de Políticas Sociais recebe técnicos da Unesco

   Marcondes Franco Filho

    O Governo de Goiás e a Unesco formalizaram nesta quarta-feira, 10 de abril, uma parceria para o desenvolvimento de políticas públicas em cincos projetos nas áreas da educação, turismo, cultura, desenvolvimento social, segurança pública, governo digital e juventude. O anúncio do governador Ronaldo Caiado ocorreu durante reunião semanal do Gabinete de Políticas Sociais, coordenado pela primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, e que contou com a presença de representantes da agência e de vários secretários estaduais. Na ocasião, a diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, destacou a necessidade de atuação integrada de todas as secretarias e órgãos do governo para garantia de resultados positivos.

    Ao participar da reunião do Gabinete, à tarde, o governador Ronaldo Caiado disse que o Governo quer contar com a experiência da Unesco para implementar seus projetos de políticas públicas de redução da vulnerabilidade das famílias goianas. “Queremos passar da teoria à parte mais prática. Queremos que nos ajudem. Daremos todo o apoio necessário a essa iniciativa conjunta em favor do cidadão que mais precisa”, frisou. 

    O governador afirmou que os passos a serem dados por suas equipes de governo nesse processo terão como base o diagnóstico e o estudo de georreferencia das carências traçado a partir de pesquisa do Instituto Mauro Borges, que identificou as famílias em maior risco. “Agora, precisamos dar um norte, planejar e executar ações práticas”, assinalou, reforçando o objetivo de parceria e de ação conjunta com os técnicos da Unesco para o êxito do projeto.

    A presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, destacou que, ao completar os 100 dias de sua gestão, o governo de Ronaldo Caiado reitera sua preocupação com o cidadão e busca trabalhar de forma a combater efetivamente a vulnerabilidade e a extrema carência das famílias no Estado. Ela expôs com detalhes à diretora da Unesco a composição do Gabinete de Políticas Sociais e os resultados das reuniões e ações já realizadas desde o início da gestão, com a criação do Gabinete, citando o parâmetro adotado, o Índice Multidimensional de Carências das Famílias Goianas, para referenciar as iniciativas do Governo.

    Gracinha Caiado disse que a preocupação com a família vem desde os primeiros dias da atual gestão. “Hoje, já temos o levantamento nos 246 municípios goianos de todas as famílias em estado de vulnerabilidade”. A presidente de honra da OVG pontuou ser “uma grande responsabilidade ter conosco nesse trabalho a representante da Unesco no Brasil, apoiando o governo de Goiás e dando respaldo às nossas iniciativas”. A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais destacou que a Unesco “também irá ajudar a valorizar a cultura goiana, gerando empregos e turismo”.

    “O governador Ronaldo Caiado e dona Gracinha pediram a nossa contribuição no sentido de fortalecer o trabalho que já foi iniciado em Goiás. Cuidar das crianças, dos jovens, dos idosos, olhar como melhorar a educação e fortalecer as políticas de cultura e do turismo, ver as potencialidades de Goiás, que podem gerar renda, emprego e movimentar a economia. Tudo isso pode ser melhor incrementado com essa parceria”, salientou Marlova Noleto”.

    Ela enfatizou a disposição de apoiar iniciativas do governo de dar suporte ao turismo local e à economia criativa, e de transformar as políticas públicas já existentes em Goiás em ações inovadoras “fazendo mais e melhor com os recursos disponíveis”. Disse também ter percebido “o desejo do Estado de reforçar as políticas públicas de qualidade para beneficiar o cidadão”, frisou Marlova reiterando a necessidade de ama atuação integrada de todos os órgãos governamentais para garantir resultados mais favoráveis.

    A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, agradeceu a parceria com a Unesco e destacou que será positiva para a área social do Estado. “Para nós é gratificante aprender com vocês o que será possível fazer em prol daqueles que mais precisam”.

    Participaram do encontro os secretários: Marcos Cabral (Desenvolvimento Social; Rodney Miranda (Segurança Pública e Defesa Social); Fátima Gavioli (Educação); Rafael Rahif (Esporte) e a superintendente de Educação em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luciana Vieira e o diretor administrativo e financeiro, Wellington Matos de Lima.

 

 Visita à Cidade de Goiás

    Nesta quinta-feira, dia 11, a comitiva da Unesco visitará a Cidade de Goiás. Na antiga capital do Estado, serão visitados prédios e locais históricos, e haverá uma reunião com artistas, artesãos, cozinheiros e bordadeiras da região.

   Em outra frente, a Goiás Turismo levará coordenadores da área de Cultura para percorrer o Caminho de Cora. O roteiro tem 300 quilômetros e vai de Corumbá à Cidade de Goiás, passando por cinco municípios e oito povoados históricos.

   Em março, o governador Ronaldo Caiado e Gracinha Caiado, visitaram a sede da Unesco em Brasília e articularam
a parceria com as Nações Unidas. Na oportunidade, Caiado destacou a necessidade de se buscar alternativas para revitalizar cidades históricas, como Corumbá e a própria Cidade de Goiás.

 

 Ações do Gabinete de Políticas Sociais nos 100 dias de Governo

 

   Instalado em 23 de janeiro, o Gabinete de Políticas Sociais realizou uma série de ações nos 100 primeiros dias de Governo. Entre elas, a avaliação do Indicador Brasileiro de Pobreza Multidimensional proposto por Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados em 2018; validação do Índice Multidimensional de Carências das Famílias Goianas; reunião de trabalho com os 10 prefeitos das cidades com maiores carências. Neste período, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, esteve em Goiânia para conhecer o Índice e colocar o Ministério do Desenvolvimento Social como parceiro estratégico.

   A equipe técnica das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social e Educação visitou as dez cidades mais carentes para fazer diagnósticos dos CRAS, Creas, escolas municipais e estaduais; O governador e a primeira-dama participaram do seminário do Ministério do Desenvolvimento Social sobre primeira infância; houve ainda a visita iao município de Cavalcante e à comunidade Kalunga.

   Foi feito também o levantamento de todos os saldos financeiros dos Fundos Municipais de Assistência Social para organizar trabalho articulado entre as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

                                                                

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional

(62) 3201-9482

  links relacionados

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento