Notícias
OVG apoia evento de incentivo à amamentação
03/08/2019 14h52 - Atualizado em 07/08/2019 17h51

Elisângela Vieira Santos

 

 A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) apoiou na manhã deste sábado (3) o evento em celebração ao Agosto Dourado e a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A equipe do Programa Meninas de Luz orientou as futuras mamães sobre a gestação e os cuidados com o recém-nascido e distribuiu kits de enxoval para bebê.

 

     O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) em parceria com a Sociedade Goiana de Pediatria, Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno e Rede Estadual de Bancos de Leite.

 

     A inciativa reuniu gestantes, mães e pais com bebês no Parque Flamboyant, em Goiânia. A cozinheira Amanda Moreira de Oliveira, de 26 anos, esteve no estande da OVG e, além de ganhar um kit de enxoval para bebê, recebeu orientações sobre planejamento familiar, cuidados com o neném e a importância da odontologia no aleitamento materno.

 

      “Eu sou mãe de primeira viagem e estou encantada por saber os benefícios que a amamentação pode trazer. Também fiquei feliz com as roupinhas que ganhei. São as primeiras do meu bebê”, disse. A técnica em enfermagem Patrícia Saver, 42 anos, também aproveitou o evento. “É sempre bom aprender um pouco mais. Saio daqui contente com a oportunidade e com o kit de enxoval para meu pequeno”, frisou.

 

       A diretora de Ações Sociais da OVG, Jeane de Cássia Abdala, representou a presidente de honra, Gracinha Caiado, e a diretora-geral, Adryanna Melo Caiado, no evento. Segundo ela, é gratificante para a instituição fazer parte dessa rede do bem que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para importância da amamentação.

 

     “No programa Meninas de Luz, que atende jovens gestantes de até 21 anos, fazemos esse trabalho de conscientização sobre os benefícios, tanto físicos quanto emocionais, que o aleitamento materno proporciona“.

 

      O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, ressaltou que o tema aleitamento materno diz respeito a toda família. “Precisamos conversar mais, até mesmo em família, sobre os benefícios que a amamentação traz. Ela reduz, por exemplo, doenças infecciosas, respiratórias, obesidade e forma importantes vínculos afetivos”, destacou.

 

     As gestantes encontraram estandes que abordaram temas como aleitamento materno e desenvolvimento infantil; diabetes gestacional; alimentação saudável da gestante e da criança; esquema de vacinação da criança; saúde do homem e pré-natal do parceiro.

 

Meninas de Luz

 

     O Programa Meninas de Luz oferece atendimento psicossocial e de apoio à saúde de adolescentes e jovens grávidas, incluindo vítimas de violência ou exploração sexual. Trata-se de uma ação efetiva que assegura direitos fundamentais e uma perspectiva de inclusão social.

 

    Uma equipe multiprofissional trabalha temas relacionados à saúde, educação sexual, planejamento familiar e cuidados com o bebê, além do apoio ao pré-natal e atendimento odontológico. Após o nascimento da criança, a jovem mãe continua recebendo orientação e apoio, por um ano, incluindo o recebimento de medicamentos contraceptivos

 

O ato de amamentar

 

     A amamentação é um dos mais eficazes investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações. O simples ato de amamentar pode evitar mortes de milhares de crianças por ano em todo o mundo. Apesar disso, no Brasil os índices de amamentação recomendados pela Organização Mundial de Saúde ainda permanecem abaixo do ideal.

 

    Apenas 40% dos bebês amamentados exclusivamente em seio materno até seis meses e 45% de crianças são amamentadas até os dois anos. Em Goiás, na última pesquisa oficial realizada pelo Ministério da Saúde, em 2009, os índices estão abaixo da média mundial: com 32,7% dos bebês amamentados exclusivamente até os 6 meses na capital e a maioria das crianças amamentada, em média, apenas até o 10º mês de vida.

 

Gerência Estratégica de Comunicação

Marketing Institucional

(62) 3201-9482

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento