Notícias
OVG faz 72 anos e lança site para fortalecer o voluntariado

       Elisângela Vieira Santos

      A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) comemorou seus 72 anos de fundação nesta quarta-feira, 30, com o lançamento de um site para fortalecer a rede de proteção social do Estado. A Plataforma do Voluntariado foi desenvolvida para estimular as pessoas a doarem tempo, talento, recursos e amor a quem precisa de apoio.

        Com a presença da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, do governador Ronaldo Caiado, da presidente de honra, Gracinha Caiado, e secretários de Estado, entre eles a secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, a instituição apresentou a página a cerca de 400 convidados.

       A plataforma é uma das diretrizes da atual gestão da OVG para fortalecer o trabalho voluntário e ajudar as entidades sociais. Com o lançamento do site, Goiás será o primeiro estado brasileiro a integrar o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária, desenvolvido pelo Ministério da Cidadania e presidido por Michelle Bolsonaro.

       A ferramenta digital traz informações sobre os programas da OVG, como o “Meninas de Luz” e o “Tecendo o Futuro”, além dos projetos das mais de 500 entidades sociais que atendem goianos e goianas de todas as regiões.

       Para acessar a plataforma, basta digitar www.ovg.org.br/voluntariado/ ou acessar o site da OVG (www.ovg.org.br) e clicar no banner do Voluntariado.  As pessoas podem contribuir de diversas maneiras: seja com doações financeiras, materiais e equipamentos específicos, ou até mesmo com horas de trabalho.

        A página também permite que empresas e entidades civis organizadas adotem programas e pessoas atendidas pela Organização, ajudando a custear as atividades que a OVG desenvolve em suas unidades.

        Há ainda informações sobre curso de capacitação e vagas oferecidas aos voluntários, além de campanhas de arrecadação e doação para ajudar entidades e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

       Michelle Bolsonaro falou um pouco sobre o Pátria Voluntária, do Governo Federal, e parabenizou a OVG pelo lançamento da Plataforma do Voluntariado. Ela comentou que a falta de informação pode ser uma grande barreira quando se quer ajudar alguém. “Por isso, é fundamental divulgar esse trabalho. Que através do bom exemplo da OVG mais voluntários possam ser capacitados,” disse. A primeira-dama ressaltou que a intenção não é tirar as obrigações do Estado, mas somar forças.

       O governador Ronaldo Caiado destacou que o poder público não pode enfrentar todos os problemas se não tiver a participação do cidadão, visando a recuperação do Estado. “O trabalho voluntário é o que eu mais acredito. Vamos mostrar a possibilidade de uma vida digna para as pessoas mais carentes. Nós queremos buscar a igualdade. São muitos obstáculos, mas estamos prontos para superar todos eles e cumprir o nosso propósito de ajudar o povo goiano”, afirmou.

     A presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, disse que quer estar nos locais com a maior carência do Estado de Goiás.” Temos um levantamento de mais de 800 mil famílias na vulnerabilidade. Trabalhamos, OVG, Gabinete de Políticas Sociais e Governo, para mudar a vida das pessoas. Então, é com alegria que levamos o voluntariado para a era digital. O que nós queremos é facilitar para quem quer doar e quem precisa da doação.”

     A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, lembrou que a OVG comemora seus 72 anos resgatando suas origens. “Nascemos da união de um grupo de voluntárias. Hoje, damos um passo a mais para estimular e fortalecer a rede de proteção social do nosso Estado.”

     A primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, afirmou que a OVG, com a iniciativa da plataforma, é um orgulho não só para Goiás, mas para o Brasil. “É muito prazeroso se doar ao próximo. Parabéns OVG”, disse.

     A secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, afirmou não ter a menor dúvida de que a OVG tem um papel importantíssimo na área social em Goiás. “Essa movimentação do voluntariado ajuda a engajar a sociedade nos programas sociais. Não se faz um programa social sem esse engajamento”, pontuou.

            

Gerência Estratégica de Marketing Institucional

(62) 3201-9482

www.ovg.org.br

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento