Notícias
OVG e CIEE abrem maior feira estudantil da América Latina

     Elisângela Vieira Santos

    A 4ª edição da Feira do Estudante – Expo CIEE Goiás 2019 é para os jovens uma oportunidade para adquirir conhecimento e ter contato com o mundo do trabalho. O evento começou nesta quarta-feira (6) e vai até amanhã, no Centro de Convenções de Goiânia. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), por meio do Programa Bolsa Universitária, e o governo Estadual estão presentes na feira, que é considerada a maior do segmento na América Latina.  São disponibilizadas, gratuitamente, 1.500 vagas de estágio e 500 para Jovem Aprendiz.

    A exposição foi aberta pelo superintendente geral do CIEE, Humberto Casagrande, e pelo governador Ronaldo Caiado, que na ocasião assinou Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Defesa para o retorno do Projeto Rondon ao Estado. A atividade de rondonista será uma forma de contrapartida da Bolsa Universitária e uma ajuda para famílias goianas em situação de vulnerabilidade social, principalmente as que residem longe dos grandes centros urbanos.

   O governador falou sobre a importância da Expo CIEE. “Os jovens terão acesso a duas mil vagas, sejam como estagiários ou como jovens aprendizes. Isso dá uma oportunidade para que essas pessoas iniciem suas atividades e, a partir daí, crescerem e se firmarem na sua profissão.”

   O govenador ainda ressaltou a relevância do acordo para a implantação do Projeto Rondon.  “O benefício que a Bolsa Universitária representa para os estudantes deve retornar para o povo goiano, para a parte mais carente da população. O Projeto Rondon abre espaço para que acadêmicos, de várias áreas, façam isso, ampliando a qualidade de vida daqueles que, por exemplo, vivem no setor rural”, pontuou Ronaldo Caiado.

   O secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, general do Exército, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, falou sobre o apoio do governo do Estado ao Projeto Rondon. “O projeto já estava com saudades de Goiás. Nossa última operação em regiões goianas foi em 2010. Foram três operações no Estado, em 42 municípios. É com alegria que vemos o apoio do governo goiano às ações transformadoras do Projeto Rondon”, frisou Manoel Narvaz.

         

A EXPO CIEE

              

       A participação dos bolsistas da OVG na Expo CIEE 2019 valerá 32 pontos de contrapartida do Programa Bolsa Universitária. A Organização montou um stand moderno, com jogos virtuais e espaço para desafios, como o Quiz, um jogo de questionários que tem como objetivo fazer uma avaliação dos conhecimentos dos bolsistas sobre vários assuntos.

       A feira estudantil é focada na educação, capacitação, orientação e direcionamento profissional do público jovem. A edição goiana do evento chega a sua 4ª edição renovada e como objetivo de unir entretenimento e informações no mesmo espaço. Para isso, conta com Game Arena, Lounge, Food Park e 20 horas de conteúdo.

        Para o estudante que quer entender melhor a sua carreira ou discutir temas atuais, serão mais 40 palestras. Os jovens podem visitar os estandes de instituições de ensino, agência de intercâmbio, escola de idioma ou até mesmo de desenvolvimento de jogos.

        A Feira do Estudante é voltada para o aprimoramento e capacitação dos bolsistas da OVG e outros universitários, dos alunos do ensino médio da rede pública estadual, privada e para o público em geral.

       O superintendente geral do CIEE, Humberto Casagrande, destacou que “a feira é um trabalho de abertura para possibilidades. É a chance de um futuro melhor, muitos jovens já saem daqui com uma entrevista de emprego encaminhada”.

       A presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, e a diretora-geral, Adryanna Melo Caiado, participaram do Painel Políticas Públicas para a Juventude e Voluntariado, com mediação do jornalista Teo Taveira. As duas destacaram as ações do Governo de Goiás e da OVG para beneficiar os jovens em situação de vulnerabilidade social.

       Gracinha Caiado disse acreditar que a maior ansiedade de um universitário, ao se formar, é saber o que irá fazer. “Temos a Bolsa Universitária apoiando milhares de alunos. Essa parceria entre a OVG e o CIEE, vem justamente nos apoiar na capacitação desses jovens e na garantia de um futuro melhor”, afirmou.

        A diretora-geral da Organização, Adryanna Melo Caiado, lembrou que a instituição tem um olhar diferenciado para os adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Ela destacou que atualmente são 14.500 bolsas ativas. “Mais que oferecer bolsas de estudos, a OVG trabalha para fortalecer a conscientização sobre responsabilidade social e investe na preparação dos estudantes para o mundo do trabalho”, frisou.

           Bolsista da OVG e alunos do 5º período de Medicina, Jair Rodrigues, representante dos demais contemplados com a Bolsa Universitária, disse ser grato ao Estado de Goiás, à população goiana, e, em especial, a uma pessoa que representa a OVG na sua essência, sendo a imagem do voluntariado: Gracinha Caiado.

         “Que a senhora continue firme no propósito que surgiu da união de voluntárias 72 anos atrás no nosso Estado. Muito obrigado por insistir nessa luta tão bonita e permitir que pessoas, como eu, tenham a possibilidade de mudar a própria vida, a vida da família e, se Deus quiser, conseguir mudar a vida do nosso povo goiano.”

    

        Social

         Na Expo CIEE, que acontece no Centro de Cultura e Convenções de Goiana, foram distribuídos 06 pontos para coleta de doações de alimentos não perecíveis, que serão destinados às entidades sociais cadastradas na OVG. A Organização convida e estimula os bolsistas e as instituições de ensino a contribuírem com a ação.

        O evento também tem como novidade a Arena Social, onde é possível fazer a primeira via da carteira de trabalho entre outros serviços.

 

 

 

 

                                                                      Gerência Estratégica de Comunicação

e Marketing Institucional

(62) 3201-9482

www.ovg.org.br

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento