Notícias
Meninas de Luz comemoram aprendizado em curso de Corte e Costura

Karinthia Wanderley

     A jovem Adriely Barbosa, 19 anos, exibia orgulhosa a blusa que conseguiu confeccionar durante o curso Rápido de Modelagem, Corte e Costura. Ela é uma das gestantes atendidas pelo Programa Meninas de Luz que receberam nesta terça-feira, 19, o certificado do curso, fruto de uma de parceria entre a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Clube de Costura do Shopping Mega Moda.

    “No começo achei difícil, mas depois da segunda aula comecei a ficar empolgada. Fizemos uma saia”, comemora. Adriely, que está na 27ª semana de gestação, faz planos para o futuro. “Meu esposo trabalha na área de confecção, mas é funcionário. Nosso sonho é comprar uma máquina e montarmos nosso negócio, principalmente porque a família vai aumentar. E nessa área nunca falta trabalho”.

    Gabriela Vitória Oliveira, 15 anos, também gostou do que aprendeu. “Não imaginava que ia fazer tanta coisa em tão pouco tempo. Fiz uma saia, uma blusa e uma bolsinha. Gostei muito e quero aprender mais pra ajudar meu marido com as despesas de casa”.

    As gestantes receberam orientações de como tirar medidas fundamentais do corpo; ajustar os moldes de base com as suas medidas; cortar peças no tecido; fazer exercício de costura para conduzir máquina reta industrial ou doméstica; iniciar a costura das roupas; acabamento e finalização das peças. “Elas tiveram excelente desempenho e ficaram bem empolgadas”, garantiu Aline Fernandes, professora do Clube de Costura.

     “Esse espaço colaborativo de aprendizagem tem o compromisso de buscar um mercado de moda mais consciente e o engajamento social. E por meio da capacitação elas poderão traçar novos destinos. E queremos incentivar cada vez mais os jovens a participar dessa área, que pode ser uma fonte de renda”, pontua a gerente do Clube de Costura, Paula Garcia, ao acrescentar que aquelas que tiverem interesse poderão participar do segundo módulo do curso.

    A diretora de Ações Sociais da OVG, Jeane Abdalla, ressalta que a parceria firmada com o Clube de Costura do Mega Moda irá contribuir para inserção das jovens no mercado de trabalho. “O Meninas de Luz não apenas apoia e orienta essas adolescentes. O programa quer ampliar as perspectivas, desenvolver o lado pessoal e profissional delas visando o mundo do trabalho”.

 Extensão da parceria

     Este mês, além das gestantes do Meninas de Luz, o Clube de Costura começou a receber os frequentadores do Centro de Adolescentes Tecendo o Futuro, que atende  jovens de 12 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. A primeira turma já iniciou as atividades.

 

 

 

 

 

 

 

                                                                      Gerência Estratégica de Comunicação

e Marketing Institucional

(62) 3201-9482

www.ovg.org.br

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento