Notícias
OVG capacita profissionais da rede socioassistencial


Elisângela Vieira Santos


A atividade visa ajudar as entidades do Terceiro Setor na prestação
de um serviço com mais qualidade e cidadania.

 

   Com o objetivo de oferecer assessoramento e apoio às entidades do Terceiro Setor na prestação de um serviço com mais qualidade e cidadania, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Fórum Goiano do Terceiro Setor promovem até hoje, dia 26, o “Programa Direito e Cidadania para Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”.

 

   A atividade é gratuita e reúne mais de 70 instituições cadastradas na Organização. O evento tem o apoio da Paulus Editora, responsável pelo “Programa Direito e Cidadania”, que realiza atividades em todo o Brasil abordando temáticas da Política Pública de Assistência Social.  

 

   Durante o encontro são utilizados um kit de livros preparado exclusivamente para esse tipo de ocasião. As obras abordam o atendimento no serviço social de proteção básica, a importância da participação cidadã no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, especialmente naqueles oferecidos às crianças, adolescentes e seus familiares.

 

   “Há uma necessidade muito grande de se discutir o que é e qual a razão de ser da assistência social. Muitos ainda a confundem com esporte, com cultura e na verdade ela é bem mais que isso”, diz Aurimar Pacheco Ferreira, coordenador do Núcleo Paulus de Formação, Pesquisa e Disseminação Social.

 

    “Essa atividade fortalece ainda mais a função de assistência e apoio que a OVG oferece às entidades sociais. Houve uma mudança no arranjo da família atual, e se faz necessário uma discussão permanente sobre o tema, considerando sua importância na política de proteção social”, ressalta Jeane de Cássia Abdala, diretora de Ações Sociais da OVG.

 

Terceiro Setor

   O Terceiro Setor é formado por organizações comprometidas com os problemas sociais, como erradicação da fome, cuidados com o meio ambiente, proteção e direitos infantis, entre outros desdobramentos dos direitos humanos.

 

  Esses problemas sociais são enfrentados diariamente por milhares de pessoas, inclusive por crianças que, sem essas instituições, estariam à mercê dos perigos e consequências que a vulnerabilidade social acarreta durante o crescimento, impedindo um desenvolvimento pleno.

 

  As entidades do Terceiro Setor costumam contar com o apoio financeiro de uma rede de pessoas de coração prestativo e acolhedor, que desejam impulsionar esse trabalho e valorizam o ato de dar oportunidade para aqueles que não a possuem.

 

  “Precisamos desenvolver habilidades e estar capacitados para trabalhar a família, que é a base de tudo. O debate sobre a importância do acompanhamento familiar é muito importante para fortalecer vínculos e desenvolver constantemente o trabalho de reconstrução, por exemplo, do adolescente”, destaca Arísio Ribeiro dos Santos, presidente do Colegiado da Comissão do Fórum Goiano do Terceiro Setor.

 

 

 

 

Gerência Estratégica de Comunicação

e Marketing Institucional

(62) 3201-9482

www.ovg.org.br

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento