Notícias
Capacitada primeira turma de voluntários de 2020

    Elisângela Vieira Santos

 

    A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) investe no voluntariado para promover a transformação da realidade dos menos favorecidos. Na manhã desta terça-feira, 21 de janeiro, a instituição realizou sua primeira capacitação para o trabalho humanitário no ano de 2020.

 

     Cerca de 50 pessoas participaram do encontro que durou duas horas. As boas-vindas foram dadas pela gerente de Voluntariado e Parcerias Sociais da OVG, Larissa Guimarães. “Com certeza, vocês sairão daqui com toda a vontade e capacidade de tornarem o mundo melhor.”

 

    Durante o treinamento, foram passados conhecimentos sobre os programas e as ações desenvolvidas pela OVG, informações sobre a importância do voluntariado, a legislação pertinente à atividade, direitos, obrigações e atribuições.

 

     Em 2019, a OVG capacitou 2.073 para o desenvolvimento a atividade sem fins lucrativos. Além disso, 461 entidades sociais foram preparadas para receberem aqueles que querem se dedicar a atividade humanitária.

 

   Após a capacitação, todos os interessados são encaminhados às instituições parceiras da Organização, de acordo com a disponibilidade de vagas.  Entre elas estão hospitais públicos, abrigos para idosos, centros de educação infantil. Também é possível aderir essa corrente do bem em uma das unidades da OVG.

 

   Altiture Gomes de Araújo, 77 anos, aposentado, foi um dos participantes dessa primeira turma. Ele conta que na sua “listinha” de ações a serem colocadas em prática em 2020 está o voluntariado. “A gente, nessa idade, fica ocioso. Então, decidi que é o momento de fazer um pouco pelo outro”, explicou.

 

    A turma do bem que procura pela capacitação ao voluntariado na OVG é formada por pessoas das mais variadas idades. Tem a terceira idade, como é o caso de Altiture Gomes, e os mais jovens como Andressa Soares da Silva Quinto, 24 anos, estudante de Fisioterapia. “Já sou voluntária na Santa Casa de Misericórdia. Hoje, estou aqui para uma reciclagem. Com a experiência que já tenho, posso afirmar: o voluntariado traz alegria para a nossa alma. É tão bom tirar um sorriso de alegria de quem passar por um momento tão difícil”, conta Andressa Soares.

 

Nova capacitação

 

    A próxima capacitação ao voluntariado pela OVG será no dia 4 de fevereiro. O primeiro passo para quem tem interesse em desenvolver a atividade é fazer o pré-cadastro. Os treinamentos ocorrem todos os meses na sede da Organização, no Setor Bueno, em Goiânia. A inscrição é feita por meio do site: ovg.org.br, link: Voluntariado. Para mais informações, basta ligar 62 3201-9499. 

 

Plataforma

 

    É possível conhecer mais sobre o voluntariado desenvolvido pela OVG por meio da Plataforma do Voluntariado ovg.org.br/voluntariado. Criada pela atual gestão da Organização, ela tem como objetivo fortalecer a rede de proteção social em Goiás.

 

    A ferramenta digital reúne informações sobre os programas desenvolvidos pela instituição, como o “Meninas de Luz” e “Tecendo o Futuro”, além dos projetos das mais de 500 entidades sociais que atendem goianos e goianas de todas as regiões.

 

    Por meio da Plataforma, o voluntário pode contribuir de diversas maneiras: seja com doações financeiras, materiais e equipamentos específicos, ou até mesmo horas de trabalho. Ainda no site, a OVG divulga cursos de capacitação e vagas oferecidas para os voluntários e realiza campanhas de arrecadação e doação para ajudar entidades e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

   O trabalho voluntário é regido pela Lei do Voluntariado (Lei nº 9.608/98), que, entre outras atribuições, não gera vínculo empregatício e nem obrigações trabalhistas ou previdenciárias.

 

 

 

Gerência Estratégica de Comunicação

e Marketing Institucional

(62) 3201-9482

www.ovg.org.br

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento