Notícias
Famílias de Minaçu recebem benefícios

Elisângela Vieira Santos


Além de levar ajuda para as famílias em maior risco social, a ação também coleta in loco informações sobre as principais carências dessas pessoas

  

    As pessoas com maior risco social são priorizadas pelo Governo de Goiás. Nessa quinta-feira, 30 de janeiro, famílias de Minaçu, na região Norte de Goiás, receberam cestas básicas, enxovais para bebês e brinquedos. A iniciativa foi uma parceria entre a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Gabinete de Políticas Sociais (GPS).

 

    O município foi escolhido para a primeira visita técnica de 2020, dentro do projeto “Pé no Chão”, do Gabinete de Políticas Sociais. Os contemplados foram selecionados com base nos dados do Índice Multidimensional de Carência das Famílias Goianas (IMCF).

 

    Além de levar ajudar para aqueles que mais precisam, a ação também coleta informações importantes sobre as principais carências dessas famílias. A presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, Gracinha Caiado, e a diretora-geral da Organização, Adryanna Melo Caiado, participaram da visita. Além de entregar os benefícios, elas ouviram as principais demandas da população.

 

    Uma assistente social da OVG coletou informações para cadastrar as famílias, possibilitando que elas continuem sendo acompanhadas pelo Serviço Social da instituição. Durante a visita, ela entregou cadeiras de rodas e colchão caixa de ovo a beneficiários já cadastrados que aguardavam as doações.

 

    “A OVG e o Gabinete de Políticas Sociais iniciam as atividades de 2020 com o olhar solidário, voltado a quem realmente precisa. No ano passado, fizemos centenas de doações. Se Deus quiser, em 2020, com a ajuda de parceiros, faremos ainda mais. Ressaltamos que, mais do que doar, queremos estar perto dessas famílias, levando ajuda, apoio e carinho”, explica Adryanna Melo Caiado.

 

Agenda

 

    Gracinha Caiado e Adryanna Melo Caiado, também participaram do evento de entrega que o Governo de Goiás fez de 32 tanques e 15 mil alevinos para 11 famílias de pequenos produtores de tilápia, membros da Associação de Aquicultores do Parque Aquícola Conquista (AAQUIPAC).

 

    Toda a ação conta com parceria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Senar Goiás e Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF).

 

    Além da entrega dos tanques e dos alevinos, os produtores terão acesso a cursos de capacitação oferecidos pela Emater para melhor aproveitarem os recursos doados, bem como acompanhamento técnico do Senar Goiás pelo período de dois anos.

 

    Após a proibição da exploração de amianto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – atividade que era a base da economia de Minaçu –, a cidade foi tomada por forte crise. E, para auxiliar no processo de restabelecimento da economia local, Gracinha Caiado reforçou que o Estado dará o apoio necessário. “Não podemos cruzar os braços. Temos que trazer a oportunidade para que vocês possam trabalhar e fazer com que Minaçu seja referência em Goiás”, disse.

 

    O secretário goiano de Agricultura, Antônio Carlos Lima Neto, reiterou que fomentar o desenvolvimento regional é determinação do governador Ronaldo Caiado. “Isso tudo é um trabalho de mãos dadas. A primeira-dama tem nos dado todo o apoio para que a gente possa se integrar a todas essas iniciativas, mostrando que o agro também é social, e promove o desenvolvimento econômico e social”, assinalou.

 

    Emocionado, o presidente da Associação, Jadir Mendonça, agradeceu o incentivo do Governo de Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), para a ampliação da piscicultura. “Nós iniciamos a atividade há três anos, e nossas famílias sabem o tanto que nos dedicamos a esta luta. Isso será, com certeza, bem investido e vai ter resultado rápido”, afirmou.

 

    Ainda em Minaçu, a presidente de honra da OVG e a diretora-geral da instituição participaram da inauguração da “Home Base”, sede administrativa e alojamento da empresa Serra Verde, que explorará concentrado de terras raras, onde funcionava a mineradora Sama – que teve suas atividades paralisadas no ano passado por determinação do STF.

 

          

Gerência Estratégica de Comunicação

e Marketing Institucional

(62) 3201-9482

www.ovg.org.br

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento