Notícias
OVG e GPS criam grupo de debate e capacitação

  Karinthia Wanderley

   Para integrar e ampliar o apoio aos municípios goianos, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) criou a Gerência Social, em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) do Governo de Goiás. A equipe já começou a trabalhar na promoção de debates sociais, capacitações e estudos, colaborando com o aperfeiçoamento da política social no Estado, que resultará na melhoria do atendimento à população em situação de vulnerabilidade.

 

   A Gerência Social vai oferecer oficinas, com a atuação de supervisores, professores especialistas, de forma on-line, que abordarão temas, como: proteção social, cadastro único e vigilância social. “Polos fixos de capacitação serão estabelecidos, com abrangência para os 246 municípios. É mais uma ferramenta para o trabalho conjunto entre a OVG e o GPS, com produtos e serviços gratuitos aos municípios que assinarem o Termo de Adesão”, explica o titular da nova gerência, Jordany Corinto.

 

  A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, enfatiza que o principal objetivo é promover a mobilização e instrumentalização das primeiras-damas, gestores e trabalhadores sociais dos municípios. “Temos uma equipe qualificada que ficará responsável por ministrar os cursos e assessoramento dos técnicos. Abordaremos temas importantes que fazem parte do Atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para fortalecer os equipamentos públicos sociais”, explica.

 

  A presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, primeira-dama Gracinha Caiado, ressalta que a necessidade de criação da Gerência Social surgiu nos debates realizados semanalmente com primeiras-damas e profissionais da área social de todo o estado, de forma virtual. Desde março deste ano, duas vezes por semana, equipes do GPS e da OVG participam de videoconferências ao vivo com representantes dos municípios.

 

  As reuniões são coordenadas por Gracinha e têm o intuito de promover a integração com os municípios e criar um caminho para o combate às desigualdades. “Com os debates sociais que realizamos toda semana, temos a oportunidade de ouvir os profissionais que estão na linha de frente e conhecem as demandas da população. Dessa forma, ouvimos as principais necessidades das pessoas. Com as oficinas, vamos elevar as nossas discussões a um nível também teórico, para discutir a realidade dos cidadãos em vulnerabilidade e cada vez mais buscar aperfeiçoar o atendimento e cobertura das desproteções sociais das famílias goianas”, pontua Gracinha Caiado.

 

Fortalecimento da Assistência


   A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Goiás (Coegemas) e da Rede de Primeiras-Damas da Federação Goiana de Municípios (FGM), primeira-dama de São Miguel de Passa Quatro, Fabiana Ceciliano, garante que os debates virtuais têm contribuído para fortalecer a assistência social em Goiás.  “Todos os municípios, independentemente do tamanho, têm problemas em comum, como violência, desemprego. A participação nas videoconferências com as equipes da OVG e GPS, tem sido cada vez maior. É a oportunidade que as primeiras-damas, prefeitos, profissionais da área da Assistência Social têm para relatar as suas demandas. Somos ouvidos e nos sentimos amparados. Temos certeza de que as oficinas nos embasarão de conhecimentos para prestar um serviço de qualidade para a população goiana”.

 

Oficinas


   As oficinas serão realizadas entre os dias 24 de agosto e 04 de setembro, por meio de videoconferências. São cinco professores, sendo três sociólogos, um gestor de informações e uma jornalista, todos com ampla experiência da área Social, que discutirão temas que fazem parte da realidade da Assistência Social nos municípios.

 

   Serão 11 oficinas, cada uma com dois horários alternativos, para que os técnicos e gestores dos municípios que aderiram à Gerência Social possam se organizar e participar. Os temas das oficinas são: “Tradução/Leitura de Indicadores Sociais”, “Vigilância Socioassistencial”, “Busca Ativa/Porta a Porta”, “Pobreza não é apenas ausência de renda”, “Cadastro Único”, População em situação de rua, “Violência contra a mulher, “Comunicação e Assistência Social”, “O CRAS e a comunicação com o território – comunidade, escola, usuários”,  “Violência sexual contra crianças e adolescentes” e “Segunda chance”. Clique aqui para ver o cronograma completo das oficinas.

 

Gerência Estratégica de Comunicação e Marketing Institucional - (62) 3201-9482

  links relacionados

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento