Notícias
OVG mobiliza voluntárias para Mães Unidas
22/10/2020 10h36 - Atualizado em 12/11/2020 10h22
Foto: Heliene Ghannan, assessora da Gerência de Voluntariado e Parcerias Sociais da OVG, já se inscreveu para ser uma das voluntárias do Mães Unidas

Elisângela Vieira Santos


    O Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), mobiliza voluntárias para a segunda turma de formação do programa Mães Unidas, do governo federal. A intenção é que elas multipliquem suas experiências no universo materno para ajudar gestantes e mães em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa visa promover saúde, bem-estar e o fortalecimento de vínculos entre mães e filhos durante a gestação e os dois primeiros anos de vida da criança. As interessadas em ajudar precisam passar por uma capacitação.

    O curso, totalmente gratuito, será ministrado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). As inscrições podem ser feitas pelo site www.ovg.org.br, no banner Mães Unidas. As 20 vagas são destinadas a mães, biológicas ou adotivas, que morem em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Até fevereiro de 2021, em função da pandemia da Covid-19, as aulas serão exclusivamente virtuais. Mais informações: 62 3201-9423.

    Goiás foi escolhido como primeiro Estado brasileiro para desenvolver o Mães Unidas. Lançado em março deste ano pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, o programa tem um olhar especial com as mulheres em situação de vulnerabilidade e se preocupa com questões como a depressão pós-parto, além de ser um instrumento poderoso no combate à violência contra bebês no Brasil.

Referência

    Referência em Assistência Social e no desenvolvimento de ações que promovem e incentivam o voluntariado, a OVG tem sido responsável, por meio da Gerência de Voluntariado e Parcerias Sociais, pelo rastreamento e indicação de mulheres que se encaixam no perfil do programa e que estão dispostas a fazerem a capacitação.

    O conteúdo básico do curso contempla e prepara para o voluntariado, formação e fortalecimento de vínculos familiares, noções de direitos humanos, cidadania e de saúde e bem-estar materno e do bebê, além de assistência jurídica e social. Também são previstas rodas de conversas com mães, especialistas e voluntárias, e ainda atendimento individual.

    A primeira etapa do curso já está em andamento e conta com a participação de 24 mulheres, sendo quatro colaboradoras da OVG. Uma delas é Heliene Ghannan, assessora da Gerência de Voluntariado e Parcerias Sociais. Ela afirma que há alguns anos realiza trabalho humanitário, dando aulas de reforço escolar para crianças, e que viu no “Mães Unidas” mais uma forma de contribuir para um mundo melhor. “Eu recomendo a todos o voluntariado. É um sentimento que não dá para descrever, mas que resumo em dois sentimentos: amor e muita alegria”.

    A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, e a presidente de honra da Organização e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, estiveram no lançamento do Mães Unidas, no ministério, em março deste ano, e comentam sobre a importância social da iniciativa.

    “Ficamos felizes em participar de uma iniciativa que visa o futuro das crianças e a transformação social para um mundo melhor. Também destacamos que, com o Mães Unidas, a OVG fortalece o voluntariado, inclusive o coorporativo, pois estamos incentivando colaboradoras da nossa organização a aderirem ao programa”, ressalta Adryanna Melo Caiado.

     Já Gracinha Caiado destaca que essa é mais uma importante rede de proteção social. “É com orgulho que vimos Goiás ser escolhido como Estado piloto para a implantação do Mães Unidas, e é uma satisfação enorme ver o envolvimento de mães goianas nessa causa tão nobre. Proteger nossas crianças e cuidar da primeira infância é essencial para a construção de um futuro melhor”, destaca.


Organização das Voluntárias de Goiás - Governo de Goiás

SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento