Notícias
Sagrada Família recebe ação solidária do DocLar
22/12/2020 14h23 - Atualizado em 23/12/2020 17h30

Lucas Dellamare


         Saúde, qualidade de vida e bem-estar. Esses são alguns dos pilares que sustentam o serviço oferecido pelo Centro de Idosos Sagrada Família, instituição do Governo do Estado gerida pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).  Nesta segunda-feira (21/12), a unidade recebeu uma equipe de profissionais de saúde da plataforma digital DocLar, que se propõe a levar o atendimento médico até os pacientes. Essa foi a primeira vez que a equipe realizou a ação na unidade, que atende mais de 300 idosos atualmente, nas modalidades Asilar, Casa-Lar, Centro Dia e Centro de Convivência.

 

         “Para nós que já chegamos à terceira idade, ter contato com os médicos é uma questão de necessidade. Temos uma geriatra que cuida muito bem da gente aqui, mas poder receber atendimentos de outras especialidades é muito bom. Tenho muito a agradecer, tanto à OVG por tratar a gente com tanta dignidade, quanto aos médicos que vieram aqui hoje. Todos muito atenciosos e educados, com certeza mudaram o nosso dia”, comenta dona Ilma do Socorro Ferraz da Silva, de 70 anos.

 

        O objetivo da ação, de acordo com a médica geriatra Liliane Sorares, que é responsável pelo cuidado diário dos idosos do Sagrada Família, é a promoção da saúde e a prevenção de situações que possam ocasionar novas comorbidades. “Hoje nós recebemos médicos de diversas especialidades para auxiliarem os nossos idosos. Nós realizamos uma triagem prévia, para que eles pudessem ter um atendimento mais direcionado, de acordo com as especificidades clínicas de cada um. Com isso, eles passam pela consulta e já saem com o receituário, seja de algum medicamento, seja para exames mais aprofundados. Essa é uma grande oportunidade de fazerem um check-up e passarem as festas de final de ano com mais tranquilidade”, destaca a médica.

 

        De acordo com o médico Sandro Barreto, que se disponibilizou a realizar a ação com os idosos, o DocLar é uma plataforma digital que conecta profissionais de saúde e pessoas em busca de tratamento médico. Além do serviço de intermediar os atendimentos, a plataforma participa de ações sociais em que leva consultas gratuitas a pessoas em vulnerabilidade social. “Sem dúvida nenhuma a OVG é uma grande referência em assistência social. É uma instituição vista por nós como um modelo a ser seguido, por isso nos propusemos a estar aqui contribuindo com esse trabalho sério e tão importante desenvolvido junto aos idosos do Sagrada Família”, enfatiza o médico.

 

        Para a diretora-geral da Organização, Adryanna Melo Caiado, os idosos merecem todo o carinho, respeito e atenção. “Nós devemos muito aos idosos. Eles detêm uma grande sabedoria que só tem quem viveu e passou por muitas coisas na vida. Eles têm muito a nos ensinar. O mínimo que podemos fazer é assisti-los em suas necessidades e fazer de seus dias os melhores possíveis”, diz Adryanna.

 

         A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, destaca que a missão da instituição é melhorar a vida de todos aqueles que necessitam de algum tipo de ajuda. “Infelizmente muitas pessoas chegam à velhice sem condições de ter uma casa própria, alguém que cuide delas em caso de alguma enfermidade... e é pensando nesses idosos em situação de vulnerabilidade social que nos dedicamos com tanto amor e carinho a esse trabalho desenvolvido pelo Governo de Goiás. Nós cuidamos e amamos os idosos, sem eles sequer estaríamos aqui hoje”, complementa dona Gracinha.

 

Organização das Voluntárias de Goiás



SIGA A OVG NAS REDES SOCIAIS

Rua T-14, n° 249, Setor Bueno, Goiânia-GO, 74.230-130

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento