Governo de Goiás celebra um ano do Programa NutreBem com 650 mil refeições doadas

Iniciativa funciona no Banco de Alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás e já distribuiu 75 mil pacotes de alimentos desde outubro de 2021. Programa amplia ações de segurança alimentar da gestão estadual

Entre as famílias cadastradas e atendidas pelo Banco de Alimentos está a da Suellen Kopper, 32 anos. “Graças ao Governo de Goiás e à OVG podemos ter uma vida mais digna, com comida no prato”, diz

Lucas Dellamare

Lançado em outubro de 2021 pelo governador Ronaldo Caiado, o Programa NutreBem completa um ano de atividades com a marca de 650 mil refeições do Mix do Bem doadas a famílias em vulnerabilidade social de todo o Estado. A iniciativa, que é executada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), já distribuiu 75 mil pacotes de alimentos nos últimos 12 meses, incluindo as frutas desidratadas e os legumes embalados a vácuo.

Caiado destaca que o Governo de Goiás está atento às necessidades das famílias goianas, por isso os serviços oferecidos pelo Banco de Alimentos da OVG foram ampliados há um ano, com a criação do NutreBem. “Estamos garantindo o padrão nutricional, com a reposição de minerais e de nutrientes necessários para manter a pessoa alimentada durante o seu dia”, declara.

“É uma alegria muito grande celebrar esse primeiro ano do NutreBem, essa iniciativa tão importante que é desenvolvida no Banco de Alimentos da OVG. Eu não me canso de dizer que antes desse programa nós não conseguíamos levar as frutas e as hortaliças até os municípios mais distantes, por serem muito perecíveis. Mas, agora, podemos tratar esses alimentos e levá-los a quem mais precisa, independentemente de onde essa família resida. É com ações como essa que garantimos dignidade e qualidade de vida às pessoas”, reforça a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado.

O Mix do Bem é um alimento saboroso e de fácil preparo, com arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados, além de oferecer frutas, como abacaxi, maçã e banana desidratadas, e legumes descascados, higienizados e embalados a vácuo. Uma vez que passam por este processo, os alimentos ganham uma vida útil maior, o que possibilita a chegada às comunidades mais afastadas.

Entre as famílias cadastradas e atendidas pelo Banco de Alimentos está a da faxineira Suellen Kopper, 32 anos. Para ela, o pacotinho do alimento, que rende 10 refeições, fez toda a diferença na mesa da família, que inclui o filho de quatro anos e a mãe idosa. “Meu ganho mensal não passa de R$ 600. Pago R$ 540 de aluguel. Nem sei o que seria na nossa vida sem essa ajuda do Banco de Alimentos. Graças ao Governo de Goiás e à OVG podemos ter uma vida mais digna, com comida no prato”, relata Suellen, que além do Mix também recebe frutas, verduras e legumes in natura.

Para a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, o Programa NutreBem é um avanço na luta contra a insegurança alimentar. “Com essa ação, garantimos a segurança alimentar de milhares de famílias goianas, muitas delas que sequer teriam o que comer. Nossa missão é essa: ajudar efetivamente quem precisa e de forma humana, levando um alimento saboroso e, especialmente, saudável. Isso é fazer o bem de verdade”, diz.

Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos da OVG funciona em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO) e já distribuiu mais de 4 milhões de quilos de frutas, verduras e legumes in natura a famílias vulneráveis e entidades sociais. Os alimentos são doados à OVG por concessionários, permissionários e pequenos produtores e, antes de serem repassados às famílias, são selecionados e higienizados.


Organização das Voluntárias de Goiás – OVG