Governo de Goiás inicia inscrições para novas bolsas de estudos do ProBem

Ao todo, cinco mil estudantes em vulnerabilidade social cadastrados no CadÚnico serão beneficiados. As Inscrições devem ser realizadas no site da OVG até 29 de janeiro de 2023

Elisângela Vieira

O Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), iniciou, nesta segunda-feira (16/01), o período de inscrições para novos bolsistas do Programa Universitário do Bem (ProBem). O processo de inscrição é todo eletrônico e deve ser feito no site www.ovg.org.br/probem até o dia 29 de janeiro de 2023. Neste processo seletivo, cinco mil bolsas serão disponibilizadas para estudantes universitários em situação de vulnerabilidade social inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Das novas bolsas ofertadas, 1,5 mil serão integrais e 3,5 mil parciais. As bolsas parciais correspondem a 50% do valor da mensalidade e as integrais, a 100%. As bolsas concedidas aos estudantes que cursam Medicina ou Odontologia têm limites maiores, R$ 2.900 para parciais e R$ 5.800 para integrais.

Além de estar inscrito e com os dados atualizados no CadÚnico, os candidatos devem comunicar dados pessoais, informar sobre a renda familiar e trabalho, sobre a Instituição de Ensino Superior (IES) e cursos pretendidos. É necessário residir no Estado de Goiás, estar na primeira graduação e ter vínculo com uma IES cadastrada no ProBem em curso superior de graduação, na modalidade presencial.

Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Central de Relacionamento do ProBem pelo telefone (62) 3201 9351 para residentes da capital ou 0800 062 9413 para o interior, ou ainda por meio do WhastApp (62) 9 9641 6090. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Atualmente, o Probem tem 12.736 bolsistas, com beneficiários em 228 municípios goianos, distribuídos em 90 Instituições de Ensino Superior, em 72 cursos diferentes. Os estudantes contemplados nesta seleção receberão o benefício no primeiro semestre deste ano (2023/1).

ProBem

O Programa Universitário do Bem, sancionado pelo Governo de Goiás em janeiro de 2021, tem o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento aos mais vulneráveis. A iniciativa traz maior segurança ao processo de seleção, eleva o potencial de redução das desigualdades sociais por meio do acesso ao ensino superior e promove o alinhamento às demandas por mão de obra qualificada no Estado de Goiás.  Entre os diferenciais do ProBem está a abertura de portas para estágios e qualificação profissional por meio do Banco de Oportunidades.

“Sabemos que a educação é uma ferramenta fundamental para o combate à pobreza e o governador Ronaldo Caiado trabalha para que, cada vez mais, a oportunidade de cursar uma graduação chegue para aquelas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. Hoje, o ProBem se tornou referência em todo o País, realmente fazendo a diferença na vida dos estudantes e suas famílias”, comenta a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, reforça: “O ProBem representa mais que uma bolsa de estudos, representa a oportunidade de mudança de vida para milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado e para suas famílias. É uma alegria imensa anunciar a abertura do processo seletivo para cinco mil novas bolsas universitárias.”

Serviço: Governo de Goiás e OVG iniciam inscrições para novas bolsas de estudos do ProBem

Datas: 16 a 29 de janeiro de 2023 (período de inscrição)

Local: site www.ovg.org.br/probem

Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – Governo de Goiás