Idoso atendido pela OVG é homenageado pela Assembleia Legislativa de Goiás

Dionísio Sganzerla, de 93 anos, recebeu o Certificado de Honra ao Mérito a Pessoas Idosas. Morador do Centro de Idosos Sagrada Família, ele representa o resultado do trabalho desenvolvido pelo Governo de Goiás, que busca garantir a autonomia e qualidade de vida à terceira idade

Elisângela Vieira

Desde janeiro de 2019, o Governo de Goiás já investiu quase R$ 57 milhões (R$ 56.726.552,04) no atendimento que a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) oferecem nos Centros de Idosos Sagrada Família e Vila Vida e Espaços Bem Viver I e II. São ações com atenção à saúde física, mental e cuidados com quem já passou dos 60 anos, que se somam ao Goiás Social e garantem mais autonomia, valorização e qualidade de vida a idosos em situação de vulnerabilidade social.

Entre esses idosos está Dionísio Sganzerla, de 93 anos, que vive em uma das casas-lares do Sagrada Família. Ele é um exemplo de que o trabalho do Governo Estadual tem garantido autonomia e qualidade de vida à terceira idade. Recentemente, Dionísio foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Goiás com o Certificado de Honra ao Mérito a Pessoas Idosas, oferecido àqueles que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Estado e, ainda, a profissionais que trabalham na defesa dos direitos de pessoas idosas.

Dionísio ensina xadrez, gratuitamente, em um shopping de Goiânia. Entre uma jogada e outra, o senhor demostra gratidão pelo acolhimento que recebe no Sagrada Família. “O homem só envelhece quando os lamentos substituem suas atividades do dia a dia. Sou grato pelo carinho, respeito e proteção que recebo do Governo de Goiás. Essa atenção e cuidado mantêm a minha lucidez e vontade de viver”, frisa Dionísio.

Durante a pandemia da Covida-19, Dionísio foi um dos 25 idosos do Sagrada Família que, de forma voluntária, participou da montagem de enxovais doados às adolescentes e jovens grávidas atendidas pelo Programa Meninas de Luz, do Governo de Goiás.

Valorização

“Os idosos são donos da sabedoria da vida e da mudança dos tempos, o valor maior da sociedade. Eu e o Governador Ronaldo Caiado acreditamos que eles merecem muito o nosso respeito. Por isso, trabalhamos com tanto amor e carinho por eles, principalmente com os mais vulneráveis. Goiás se importa com aqueles que construíram sua história”, afirma a presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, primeira-dama Gracinha Caiado.

Só na capital, os Centros de Idosos Sagrada Família e Vila Vida e os Espaços Bem Viver I e II, juntos, atendem uma média mensal de 1.629 idosos. O atendimento é realizado nas modalidades Centro Dia, Casa Lar, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Os idosos contam com o cuidado de uma equipe multidisciplinar. São profissionais de enfermagem, assistência social, odontologia, geriatria, educação física e psicologia. De forma integrada, eles desenvolvem atividades que contribuem para a longevidade, a manutenção da autonomia e independência funcional e a melhoria do bem-estar, da autoestima e do condicionamento físico. Além disso, os moradores das casas-lares, como o senhor Dionísio, recebem Mix do Bem e cestas de hortifrutis, a cada 15 dias, do Banco de Alimentos da OVG.

Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás