Idosos da Vila Vida celebram a família com música e atividades coletivas

Unidade do Governo de Goiás promoveu ação que reuniu idosos das Casas-Lares e atendidos pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com seus familiares

Moradores e frequentadores da Vila Vida participam de encontro com familiares e amigos. Reunião reforçou o importante papel da família no cuidado e apoio à terceira idade

Elisângela Vieira

A Vila Vida, unidade do Governo do Estado que atende idosos em situação de vulnerabilidade social, em Goiânia, preparou, nesta quinta-feira (24/08), uma tarde especial para receber familiares dos moradores de suas Casas-Lares e atendidos pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O encontro, uma iniciativa do Goiás Social, foi marcado por atividades coletivas de muita troca, com vivências musicais e programação acolhedora.

“Ações como essas resgatam não apenas a autoestima desses idosos, mas proporcionam qualidade de vida, alegria em poder partilhar momentos especiais com pessoas amadas. Além de ajudar quem precisa com donativos e auxílios, nós também nos preocupamos com o bem estar desses idosos que tanto já fizeram e trabalharam por nosso Estado e que merecem todo nosso respeito e cuidado.”, disse a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

Moradora da Vila Vida, Louines Obregon, 81 anos, esperava com ansiedade a chegada da nora e de uma amiga de longa data para o encontro em família. “A pandemia fez as pessoas se afastarem umas das outras. Ficamos com medo de gente. Quem não era muito afetivo ficou pior. Então, precisamos de momentos como esse,” destacou.

A aposentada Maria de Lourdes Sampaio, 71 anos, foi uma das visitantes que a Vila Vida recebeu na tarde desta quinta-feira. Irmã de uma frequentadora do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ela disse sair da unidade com uma certeza. “Quero fazer parte disso aqui. Vou me inscrever nas atividades que oferecem. Quero essa qualidade de vida, fez tão bem para minha irmã que quero também para mim”, conta.

O encontro dos idosos com familiares e amigos foi animado por apresentações musicais. O serviço de psicologia e assistência social da Vila Vida promoveu uma roda de bate-papo destacando a importante papel da família no cuidado e apoio à terceira idade. A reunião foi encerrada com um lanche festivo.

Vila Vida
De janeiro de 2019 a julho de 2023, a Vila Vida atendeu uma média mensal de 586 idosos. A unidade, gerida pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), conta com 30 moradias destinadas a idosos com autonomia funcional. Os moradores são assistidos por profissionais de enfermagem, assistência social, fisioterapia, serviço social, odontologia e psicologia, além de terem acesso a todas as ações comunitárias ofertadas pelo espaço.

Para moradores e idosos atendidos pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são oferecidas atividades como hidroginástica, pilates, dança, inclusão digital, artesanato, musicoterapia, treinamento funcional e cozinha terapêutica. Os idosos também participam de passeios e são envolvidos em ações que visam agregar, socializar e valorizar a autoestima deles.

Em março de 2022, o Governo de Goiás reinaugurou a maior reforma já feita na Vila Vida. O investimento de mais de R$ 1 milhão (R$ 1.219.701,38) trouxe modernização e melhorias que garantem aos idosos mais qualidade de vida.

Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás