Restaurante do Bem da OVG realiza Dia da Saúde nas 14 unidades do Programa

Entre as ações oferecidas nas unidades do Governo do Estado, por meio do Goiás Social, havia aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientação para autoexame de mama e orientações sobre alimentação saudável

Durante Dia da Saúde, Emília Kamida, 73 anos, aproveitou para aferir a pressão arterial durante o almoço no Restaurante do Bem de Campinas, em Goiânia.

Lucas Dellamare

Nesta sexta-feira (20/10), as 14 unidades do Restaurante do Bem, programa do Governo do Estado desenvolvido pela Organização das Voluntarias de Goiás (OVG) e pelo Goiás Social, fizeram do almoço de mais de 14 mil pessoas em vulnerabilidade um momento de autocuidado e bem-estar. Entre as ações oferecidas, havia aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientação para autoexame de mama e orientações sobre alimentação saudável. A iniciativa foi em alusão às datas comemorativas do mês de outubro, tudo sem nenhum custo para a população.

Além das ações, os usuários do Restaurante do Bem contaram com cardápio especial, com direito a sobremesa, e receberam orientações sobre os programas sociais do Governo de Goiás. De acordo com a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, “o objetivo desta comemoração é recordar às famílias que dependem da ajuda do Estado que elas não estão desamparadas. Seja na refeição de cada dia servidas no Restaurante, seja nas ações sociais promovidas pelo Goiás Social, há sempre a presença do governo para levar dignidade a quem mais precisa”.

Emília Kamida, 73 anos, aproveitou a hora do almoço para aferir a pressão arterial e para pegar dicas de saúde na unidade de Campinas, em Goiânia. “Eu costumo almoçar sempre por aqui, é um alívio para mim porque posso ter uma alimentação de qualidade, digna de verdade, e num preço que eu posso pagar. Hoje, além dessa comida deliciosa, também pude ver como está a pressão, o diabetes. Isso é bom demais, a gente que é simples, nem sempre se lembra da importância de ver como está a saúde. Eu só tenho a agradecer e dar os parabéns para quem teve essa ideia”.

Restaurante do Bem
Presente em 11 municípios, o Restaurante do Bem serve, em média, 14,3 mil refeições por dia em suas 14 unidades. O Programa garante dignidade social e alimentar a milhares de pessoas vulneráveis em Goiás. A iniciativa do Goiás Social serve refeições saborosas e nutritivas por um valor simbólico de R$ 2 (dois reais), no horário do almoço.

O cardápio variado é um convite à boa alimentação, pois sempre contém verduras, legumes e frutas de sobremesa. Nutricionistas definem os pratos e acompanham o preparo com muito cuidado para que os usuários tenham acesso a uma comida balanceada. Todo o processo segue normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e cada restaurante conta com um fiscal capacitado para garantir o bom atendimento e a qualidade da alimentação servida.

O almoço é feito em cozinhas instaladas nas próprias unidades e chega quentinho ao prato, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 14 horas. O Programa atende, principalmente, pessoas em situação de rua, idosos, desempregados e aposentados.

Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás