Governo bate recorde de atendimentos pela OVG e transforma realidade de famílias goianas em vulnerabilidade

Em 2023, 5,7 milhões de atendimentos sociais foram realizados pela entidade, via Goiás Social, em todos os 246 municípios do estado

Em 2023, o Banco de Alimentos, doou 1, 2 mil toneladas de alimentos in natura, que beneficiaram 3.046 famílias e 79 entidades sociais por mês

Elisângela Vieira

O Governo do Estado, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), é referência quando o assunto é política social. Ao longo de 2023, a OVG realizou 5,7 milhões de atendimentos nos 246 municípios goianos. Número supera a marca registrada em 2022, que foi de 5,1 milhões.

Juntas, as 14 unidades do Restaurante do Bem serviram 3,5 milhões de refeições (3.580.541) em 2023. Além disso, a iniciativa doou quase 84 mil (83.835) marmitas para refugiados venezuelanos e pessoas em situação de rua nos municípios de Goiânia, Luziânia, Jaraguá e Valparaíso de Goiás. A OVG também capacitou e mobilizou 2,9 mil pessoas para o trabalho voluntário e promoveu 82 ações de cunho humanitário.

A Casa do Interior do Estado de Goiás (Cigo) acolheu 4,5 mil pacientes e acompanhantes em tratamento de saúde em Goiânia. Na época mais fria do ano, o Governo de Goiás entregou 70 mil cobertores novos nos 246 municípios goianos e, no Natal, entregou mais de meio milhão de brinquedos (511.502) para crianças carentes.

Por meio da OVG, o Governo de Goiás também beneficiou 14,8 mil estudantes do ensino superior com o Programa Universitário do Bem (ProBem) e assistiu, a uma média mensal, 1,4 mil idosos e 846 jovens em suas unidades.

O Banco de Alimentos doou mais de 1,2 mil toneladas de alimentos in natura, que beneficiaram mais de 3 mil famílias e 79 entidades sociais por mês. Já o Programa NutreBem doou cerca de 441 unidades do Mix do Bem e frutas desidratadas, beneficiando uma média mensal de 5 mil famílias e 28 entidades sociais.

Com pacotes do Mix do Bem em mãos e entre frutas, legumes e verduras in natura, Joice Fernanda Ferreira de Oliveira, 27 anos, comemora os benefícios recebidos. Moradora do Cidade Vera Cruz, em Aparecida de Goiânia, ela não tem condições financeiras de arcar com as despesas de casa. “Nem sei o que seria da nossa vida sem essa ajuda. Graças ao Governo de Goiás, podemos ter uma vida mais digna e comida no prato”, conta a beneficiária do programa social.

Em 2023, a OVG ainda foi responsável por fazer 215,8 mil atendimentos ao cidadão com doações de cadeiras de rodas, muletas, bengalas, colchões especiais, fraldas descartáveis geriátricas e infantis, absorventes íntimos, malha compressiva para vítimas de queimaduras, filtros de barro para água, kits de enxoval para bebê, entre outros, além de levar o atendimento presencial a 93 municípios, sem repetição, em 203 ações do OVG Perto de Você.

“Pessoas em vulnerabilidade social não podem esperar. A cada atendimento, checamos se a família necessita de algo mais, se tem comida em casa. Política social de verdade é isso: ir até quem precisa e ajudar de todas as formas possíveis, o mais rápido possível. Essa tem sido a nossa missão, o nosso papel”, enfatiza a primeira-dama Gracinha Caiado, presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social.

Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás