Beneficiários do ProBem realizaram mais de 20 mil doações de sangue em 2023

Doações voluntárias dos universitários do programa representaram mais de 16% de todo o sangue doado ao Hemocentro no último ano. Cada doação beneficia até quatro pacientes

Darlei Aparecido é um dos 80 mil pacientes beneficiados com as doações voluntárias de sangue realizadas por bolsistas do ProBem, por meio do Banco de Oportunidades

Lucas Dellamare

Ao longo do ano de 2023, cerca de 80 mil pacientes foram beneficiados com doações de sangue realizadas por bolsistas do Programa Universitário do Bem (ProBem). O incentivo à doação voluntária é promovido pelo Governo Estadual, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), como forma de transformar a sociedade e multiplicar a solidariedade. Até 31 de dezembro, 20.276 doações de sangue foram contabilizadas em 21 bancos de sangue cadastrados na OVG. Cada doação beneficia até quatro pacientes.

“Quando um jovem recebe a bolsa do ProBem, ele tem a vida transformada por meio da educação e é incentivado, ao longo de todo o período como bolsista, a se engajar socialmente. Sem sombra de dúvidas, a doação voluntária de sangue por meio do Banco de Oportunidades é algo que contribuiu muito para toda a sociedade”, destacou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Recém-formada em medicina, Ana Luíza Carvalho foi beneficiária do ProBem até o último semestre. “Quando recebi a bolsa do ProBem, foi uma grande alegria. Isso deu esperança de um futuro diferente para mim e para toda a minha família. Depois, como bolsista, eu me senti gratificada por ter a oportunidade de oferecer essa esperança a outras pessoas também, por meio da doação de sangue. A OVG me apresentou essa possibilidade e eu a levarei para toda a minha trajetória, especialmente agora que sou médica”.

Fruto de uma parceria de longa data, as ações de mobilização executadas entre a OVG e os bancos de sangue em Goiás fazem a diferença nos estoques das unidades de saúde. De acordo com a diretora-geral da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos de Goiás (Rede Hemo), Denyse Goulart, os bolsistas do ProBem foram responsáveis por 16,2% de todo o sangue doado ao Hemocentro ao longo do último ano. “Essa parceria com a OVG tem um impacto muito positivo na manutenção dos nossos estoques, porque é um programa que abrange todo o estado. Além disso, recebemos não só os bolsistas, mas também amigos e familiares indicados por eles para realizarem a doação. Com esse contato via OVG, conseguimos a fidelização desses estudantes, que continuam doadores mesmo depois da formatura. Essa é uma das parcerias mais importantes que temos na Rede Hemo”, frisou.

Essa mobilização, que resultou em mais de 20 mil doações de sangue em 2023, foi capaz de multiplicar a solidariedade e contribuir com o tratamento de cerca de 80 mil pacientes, entre eles o técnico em informática Darlei Aparecido, que faz tratamento na Rede Hemo. “São os doadores que me mantêm vivo, porque eu tenho que receber sangue a cada 30 dias. Para mim, é gratificante saber que eu posso contar com essas doações e saber que eu terei o atendimento que preciso e um dia a cura”, relatou o paciente.

Para Gracinha Caiado, relatos como esse dão sentido ao trabalho desempenhado pelo Governo do estado. “Eu digo sempre que a função do Goiás Social é mobilizar pessoas e entidades para ajudar quem mais precisa. Com uma iniciativa como essa do ProBem, que direciona esse cuidado social em prol da vida, essas ações se tornam ainda mais importantes”.

Seja um doador!
Se você tem entre 16 e 59 anos e quer se tornar um doador, procure o banco de sangue mais próximo munido de documento com foto válido em todo o território nacional. Para fazer a doação, é necessário estar saudável e pesar acima de 50 kg. Já os beneficiários do ProBem devem agendar a doação com antecedência por meio Banco de Oportunidades. É importante que o doador tenha tido um boa noite de sono, não esteja em jejum e que se hidrate bem antes da doação.

Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás