Goiás Social: cresce em 261% o número de kits de enxoval doados a gestantes

Número representa avanço registrado entre os anos de 2019 e 2023. Para 2024 estimativa é beneficiar cerca de 18 mil gestantes em situação de vulnerabilidade social: “produção reformulada e melhorada”, afirma Gracinha Caiado

Grávida de oito meses do primeiro filho, Geovana Almeida Miranda ganhou um kit de enxoval de bebê: “roupas lindas e de qualidade”

Elisângela Vieira

O Governo estadual registrou um aumento de 261% no número de kits de enxovais doados pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Em 2019, foram 3.943 doações. No ano passado, 14.259. São 38.364 kits para recém-nascidos entregues, nos últimos cinco anos, a adolescentes e jovens atendidas pelo Programa Meninas de Luz e gestantes em situação de vulnerabilidade social, amparadas pelo Goiás Social.

O ganho expressivo em quantitativos de peças fabricadas ocorreu devido aos investimentos realizados em equipamentos modernos e nas capacitações periódicas ofertadas aos colaboradores da linha de produção. Os itens são produzidos em tecido 100% algodão, o que garante conforto ao bebê e durabilidade às roupas, personalizadas em diferentes cores e modelos.

Mensalmente, são produzidos 1.500 kits, o que significa uma estimativa de 18 mil entregas para o ano de 2024. Ao todo, são 15 peças: uma manta de malha; dois cueiros; uma toalha fralda; quatro lenços de boca; um body com manga longa e outro com manga curta; um body especial em tricoline – com sainha para meninas e camisa para meninos -; um macacão com manga longa e dois mijões; além de bolsa maternidade e um pacote de fraldas descartáveis.

As roupas saem das mãos de habilidosas costureiras, que contam com a ajuda de idosos voluntários dos Centros de Idosos Sagrada Família, Vila Vida e Espaços Bem Viver I e II, que executam com serviços de dobras nas roupas de bebê e realizam pequenos acabamentos de finalização das peças. Divina Ferreira da Silva, 70 anos, faz parte deste grupo. “Poder ajudar me proporciona bem-estar físico e mental. É gratificante”.

“Poder ajudar me proporciona bem-estar físico e mental”, afirma Divina Ferreira da Silva, 70 anos, voluntária da linha de produção de enxovais

A presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, enfatiza que o trabalho de confecção dos enxovais envolve dedicação e muito amor. “Nós sempre pensamos e queremos dar o nosso melhor a quem precisa. Reformulamos a produção e melhoramos o kit de enxoval para que as mamães tenham condições de vestir os seus filhos com dignidade”.

Grávida de oito meses do primeiro filho, a jovem Geovana Almeida Miranda, de 18 anos, afirma ser muito grata pelas roupinhas disponibilizadas pelo Governo de Goiás. “São lindas e de qualidade, uma fofura que realiza o sonho de mãe de montar o enxoval do seu filho. Eu precisava bastante e estou muito grata”.

Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás