Em clima de festa, idosos atendidos pelo Goiás Social confeccionam adereços para o Carnaval

Oficina de produção de adereços soma-se a outras atividades gratuitas oferecidas pela unidade e visam promover a socialização, valorizar a autoestima dos idosos, além de proporcionar maior qualidade de vida

Idosos da Vila Vida entram no ritmo do Carnaval do Carnaval e confeccionam adereços para a festa

Elisângela Vieira

Idosos do Centro de Idosos Vila Vida, unidade do Governo de Goiás que fica em Goiânia e presta apoio e assistência à terceira idade, já entraram no ritmo do Carnaval. Em clima de harmonia e descontração, eles confeccionaram máscaras, colares havaianos, chapéus, laços e outros adereços para usarem no Carnaval da Melhor Idade, marcado para o dia 09 de fevereiro, a partir das 8h30, no local.

A oficina de produção dos adereços soma-se a outras atividades que são oferecidas gratuitamente pela unidade atendida pelo Goiás Social, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), como hidroginástica, pilates, dança, inclusão digital, artesanato, musicoterapia e cozinha terapêutica. As ações visam agregar, socializar e valorizar a autoestima dos idosos, além de promover uma melhor qualidade de vida.

Aos 66 anos, Maria Aparecida Narciso da Silva, frequentadora do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, era uma das mais animadas na oficina. A aposentada confeccionou o colar havaiano que pretende usar no Carnaval da Vila Vida. “Para mim, é uma diversão sem igual. Nossa turminha de 60 anos ou mais é muito animada. É muito bom”, diz.

Arminda Fonseca Menezes está na expectativa para a folia

Já Arminda Fonseca de Menezes, 72 anos, está na expectativa para participar do bloco “Alegria Não Tem Idade”, atração das comemorações carnavalescas no local. Moradora da unidade, ela diz que a confecção dos adereços faz parte da festa. “Estou amando tudo isso. A animação, a possibilidade de interagir com amigos. Aqui somos uma família, nos respeitamos, apoiamos e curtimos juntos”, garante.

Todas as demais unidades da OVG voltadas para a terceira idade contam com celebrações de Carnaval essa semana. No Espaço Bem Viver II, a festa é nesta terça-feira (06/02), às 10h. Na quarta-feira (07/02), a folia acontece no Espaço Bem Viver I, às 9h. Já na quinta-feira (08/02), tem Carnaval marcado no Centro de Idosos Sagrada Família, a partir das 14h30.

Valorização
Segundo a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, em 2023, as quatro unidades voltadas para atendimento ao idoso atenderam uma média mensal de 1.577 pessoas. Todas as ações feitas nos locais são pensadas para acolher o público com mais cidadania e dignidade. “O lazer é fundamental para a qualidade de vida e bem estar dos idosos atendidos de pela OVG e o Carnaval, com certeza, é um momento de festa que já virou tradição em nossas unidades.”

Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás