Centro de Idosos Sagrada Família recebe professores e estudantes de odontologia durante ação voluntária

Iniciativa levou atendimento odontológico aos idosos e treinamento sobre saúde bucal aos cuidadores e colaboradores da unidade. O serviço foi oferecido por professores e estudantes de odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Morador do Centro de Idosos Sagrada Família desde 2022, Antônio Pinto de Souza, 72 anos, era um dos mais animados. “Cuidar dos dentes deixa a gente muito feliz, é aí que podemos sorrir sem medo”, disse.

Lucas Dellamare

O Centro de Idosos Sagrada Família, unidade atendida pelo Governo do Estado, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), foi palco de uma ação voluntária com foco na saúde bucal, nesta terça-feira (06/02). A iniciativa, realizada em parceira com a Universidade Federal de Goiás (UFG), levou atendimento odontológico gratuito aos idosos, além de oferecer treinamento em saúde bucal aos cuidadores e colaboradores da unidade.

“O Governo Ronaldo Caiado faz questão de trabalhar com parcerias e sempre em conjunto, e não seria diferente quando o assunto é melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos nossos idosos. De mãos dadas com essa equipe excelente da UFG, que abraçou a causa do Goiás Social, tenho a certeza de que chegaremos ainda mais longe. E o melhor de tudo é saber que os maiores beneficiados por tudo isso são esses senhores e senhoras que contam com a gente todos os dias”, destacou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Quando foi convidado a participar da atividade, Antônio Pinto de Souza, 75 anos, ficou animado. Morador do Centro de Idosos Sagrada Família desde 2022, o idoso recebeu os voluntários com um grande sorriso no rosto. “Que coisa boa que vocês vieram, eu já estava prontinho esperando. Cuidar dos dentes deixa a gente muito feliz, é aí que podemos sorrir sem medo”.

Antes de visitarem os idosos e levarem esse atendimento gratuito, a equipe composta por 16 odontólogos e estudantes passou por um treinamento oferecido pela OVG em que puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelo Goiás Social nas unidades de idosos e a importância do voluntariado.

“Essa é uma ação muito importante. A saúde bucal é um ponto importantíssimo para o bem-estar geral das pessoas, afinal a saúde começa pela boca. Quando falamos em população idosa, essa importância é ainda maior. Eu sou voluntária, como especialista compreendo essa importância, e por isso estou tão feliz de estar aqui ajudando esses idosos e idosas que tanto precisam desse cuidado”, destacou a voluntária e professora do curso de especialização em Odontologia para Pacientes Especiais da UFG, Laís Amaral.

Odontólogos e estudantes voluntários da UFG receberam capacitação da OVG para desenvolverem ações na unidade do Governo do Estado.

Cuidadora no Centro de Idosos Sagrada Família há 9 anos, Deuslene Lemes recebeu treinamento sobre o cuidado bucal tanto para atender os idosos, quanto para ter mais atenção com o autocuidado. “Gostei muito dessa ação, nos recorda de pontos que são essenciais para que cuidemos da melhor forma possível tanto dos idosos quanto de nós mesmos”.

Apoio ao Idoso
O Centro de Idosos Sagrada Família é referência no atendimento a pessoas com mais de 60 anos e atende, em média, 449 idosos por mês. Com zelo e atenção, a unidade respeita a integridade da terceira idade nos contextos físico e psíquico, em quatro modalidade: Instituição de Longa Permanência (ILPI); Casas-Lares; Centro Dia e Centro de Convivência.

Hidroginástica, treinamento funcional, musicoterapia, arteterapia e cozinha terapêutica são algumas das atividades desenvolvidas na unidade. Todo o acompanhamento é feito por uma equipe multiprofissional, devidamente capacitada e empenhada em ajudar os idosos a terem mais qualidade de vida.

Voluntariado
O fortalecimento do voluntariado é um dos principais projetos da OVG e do Goiás Social. A instituição capacita pessoas interessadas em atuar na área e orienta entidades sociais que querem receber voluntários. Na Plataforma do Voluntariado (www.ovg.org.br/voluntariado) as pessoas têm acesso ao curso de formação, áreas de atuação e vagas disponíveis para quem deseja fazer o bem.

A ferramenta também serve como uma ponte entre aqueles que querem contribuir com doações de recursos, produtos ou serviços para mudar a realidade de quem precisa de ajuda.

Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – Governo de Goiás