OVG doa marmitas e cobertores na 8ª edição do Dignidade na Rua
Em mais uma ação do Goiás Social, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) distribuiu 250 marmitas do Restaurante do Bem, além de cobertores
Claudio Silvio, 58 anos, ficou feliz com a refeição recebida da OVG, que incluía uma fruta como sobremesa
Elisângela Vieira
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) foi uma das parceiras da 8ª edição do projeto Dignidade na Rua, realizada nesta terça-feira (10/09), no Cepal do Setor Sul, em Goiânia. Durante a iniciativa do Goiás Social, com realização da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), a entidade doou 250 marmitas preparadas pelo Programa Restaurante do Bem, além de 50 cobertores. Assistentes sociais da instituição tiraram dúvidas e fizeram cadastros para a retirada de benefícios sociais na entidade.
“O Goiás Social mobiliza vários segmentos do Governo de Goiás que oferecem vários entendimentos que o cidadão precisa. Temos buscado todos os caminhos para fazer a inclusão das pessoas mais vulneráveis do nosso estado, inclusive oferecendo, como agora, refeições do Programa Restaurante do Bem. O combate à fome é uma prioridade do governador Ronaldo Caiado,” pontua a coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado.
“Essas marmitas são uma coisa boa demais. Nota dez para vocês. Que o governo sempre proporcione essa comida boa pra pessoas como eu, que precisam de ajuda”, diz Claudio Silvio, 58 anos, feliz com a refeição que incluía uma fruta como sobremesa. Já Cícero Rodrigues da Silva, 58 anos, saiu agradecido, carregando o cobertor que ganhou da OVG. “Isso é bom demais. É benefício para nós”, afirmou
Para atender aquelas famílias mais afetadas pela pandemia, em março de 2020 as unidades do Restaurante do Bem de Goiânia e Luziânia passaram a distribuir refeições para pessoas em situação de rua e famílias de refugiados venezuelanos. Em novembro de 2021, Jaraguá também iniciou as doações. Nos três municípios, foram doadas quase 408 marmitas (407.945).
Parceria do bem
A 8ª edição do Dignidade na Rua reuniu várias secretarias e órgãos de governo, como a Secretaria da Educação (Seduc-GO), Secretaria da Retomada e OVG, além do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, ONGs, entre outros.
Foram oferecidos serviços como emissão de documentos; encaminhamento para vagas de emprego; testes e exames de saúde; retificação de prenome e gênero; e reconhecimento de paternidade, por meio programa Pai Presente, do Tribunal de Justiça de Goiás.
As pessoas em situação de rua tiveram acesso a medicamentos e vacinas. Elas também ganharam roupas, calçados e puderam tomar banho e cortar o cabelo. O evento contou com uma programação cultural, incluindo várias apresentações artísticas.
Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás