Aquisição de Alimentos para famílias vulneráveis

Karinthia Wanderley    As famílias goianas mais vulneráveis selecionadas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) serão beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Estadual, que começará a ser…

Karinthia Wanderley

   As famílias goianas mais vulneráveis selecionadas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) serão beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Estadual, que começará a ser desenvolvido a partir do próximo mês de setembro. A iniciativa é uma das primeiras ações da Secretaria da Retomada, criada pelo Governo de Goiás e será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e a OVG. A estimativa de liberação é superior a R$ 4 milhões, oriundos do Ministério da Cidadania.

   O programa prevê a articulação entre a produção da agricultura familiar e as demandas locais de suplementação alimentar, além do desenvolvimento da economia local, na qual os produtos adquiridos desses agricultores são doados às entidades que atendem pessoas em insegurança alimentar. Dessa forma, haverá o desenvolvimento econômico e as ações sociais necessárias às famílias em situação de vulnerabilidade no Estado.

  Em Goiás, a OVG vai apontar as entidades sociais que atendem os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Cidadania para o recebimento dos alimentos. Caberá à Emater viabilizar o acesso a essa política pública, orientando os pequenos produtores quanto aos documentos necessários e providências que precisam ser tomadas para a adesão ao programa. A entrega dos alimentos será feita diretamente dos produtores para as instituições sociais, o que garantirá uma alimentação de boa qualidade e direto da horta para a mesa.

  A expectativa é que mais de 100 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente pela ação em 75 municípios goianos, onde serão feitas a aquisição de produtos da agricultura familiar e a doação simultânea às entidades cadastradas.

  O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destaca que Goiás vai desenvolver, pela primeira vez, um PAA Estadual e que isso representa um ganho enorme para o Estado. “Vamos atender não só os agricultores familiares que vão poder vender sua produção, gerando renda e contribuindo para movimentar a economia local, como também beneficiar a população mais vulnerável do nosso Estado, já que a modalidade a qual aderimos é a da compra com doação simultânea. Nesse ponto, a Emater vai cuidar da compra dessa produção e a OVG vai nos ajudar ao podermos levar esses alimentos às famílias que mais precisam no nosso Estado”, avalia.

   A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, comemora a parceria e destaca o compromisso do Governo de Goiás em atender os goianos mais vulneráveis. “É uma iniciativa louvável, que vai ajudar os produtores rurais e as pessoas mais carentes de nosso Estado. Graças a esse esforço conjunto, haverá garantia de alimento na mesa daqueles que realmente precisam”.

   A diretora-geral da Organização, Adryanna Melo Caiado, afirma que a OVG vai abraçar a causa. “Nossas equipes vão identificar essas entidades sociais que atendam os requisitos exigidos. Temos certeza que esse programa vai contribuir para garantir a segurança alimentar dos goianos de baixa renda”.

Gerência Estratégica de Comunicação e Marketing Institucional

(62) 3201-9482