Anápolis tem mais um Restaurante do Bem

Elisângela Vieira Santos e Lucas Dellamare     O Governo Estadual, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), ampliou a rede de atendimento do Restaurante do Bem em Anápolis. Uma…

Elisângela Vieira Santos e Lucas Dellamare 

   O Governo Estadual, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), ampliou a rede de atendimento do Restaurante do Bem em Anápolis. Uma unidade do Programa foi aberta no Bairro de Lourdes, um dos maiores e mais populosos da cidade, com grande número de famílias em situação de vulnerabilidade social.

  O restaurante tem capacidade para servir, diariamente, 300 refeições e funcionará de forma provisória, por causa da pandemia. Anápolis já conta com duas unidades do Restaurante do Bem, sendo uma na região Central e outra na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Juntos, serviram de janeiro até agora, 489.664 refeições.

   Durante o isolamento social, os alunos da UEG passaram a ter aulas on-line e os profissionais da administração da universidade estão em home office. A unidade está recebendo trabalhadores da região, sem alcançar a capacidade total de atendimento. Dessa forma, é possível que parte das refeições, antes servidas à comunidade universitária, seja destinada à unidade provisória.

   Quem esteve no local para buscar uma das primeiras marmitas servidas pela ampliação da rede de atendimento do Restaurante do Bem foi o aposentado Benedito Luís de Paula. Ele fez questão de agradecer a OVG pela iniciativa.

   “Isso que vocês fizeram por nós aqui de Anápolis foi uma coisa muita boa. Faço questão de agradecer à OVG e ao Governo do Estado, porque sem eles eu não teria meu almoço de hoje. Uma refeição por dois reais é o tipo de coisa que faz a diferença na vida de quem precisa, ainda mais aqui no setor, que tem muita gente carente”, enfatiza seu Benedito.

   A unidade do Restaurante do Bairro de Lourdes funciona em parceria com a Prefeitura Municipal, que cedeu o espaço na Avenida Comercial, s/n, Bairro de Lourdes, para a instalação do restaurante. A OVG fornecerá as refeições que serão preparadas no local.


Índice Multidimensional de Carência das Famílias

   Segundo o Índice Multidimensional de Carências das Famílias (IMCF), elaborado pelo Instituto Mauro Borges (IMB) para o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), que é liderado pela presidente de honra da OVG e primeira-dama Gracinha Caiado, no Bairro de Lourdes residem 807 famílias. Destas, 174 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Além de proporcionar dignidade alimentar a moradores do bairro, o Restaurante do Bem também atenderá setores adjacentes, entre eles Vila Sul, Jardim Palmares e Parque Residencial Ander – II Etapa, contemplando um total de 1.012 famílias.

   Para garantir a segurança da população em tempos de pandemia do novo coronavírus, as 13 unidades do Restaurante do Bem no Estado estão seguindo orientações sanitárias do Governo Estadual e da Organização Mundial da Saúde (OMS).  Os salões das unidades foram fechados, e os usuários buscam as refeições em marmitex para consumir em outros locais. Fiscais coordenam as filas de modo que o distanciamento entre os clientes seja de um metro e meio. O uso de máscaras é obrigatório e a limpeza foi intensificada. Os usuários podem lavar as mãos, antes de pegar a marmita, em pias sempre abastecidas com sabão líquido e papel toalha.

    Além de Anápolis, o Restaurante do Bem beneficia a população mais vulnerável dos municípios de Goiânia, Rio Verde, Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso, Caldas Novas, Jaraguá, Goianésia e Minaçu. Em 2020, os restaurantes do Programa já serviram 2.624.404 refeições.

Gerência Estratégica de Comunicação e Marketing Institucional

(62) 3201-9482