Banco de Alimentos da OVG bate recorde de doações de hortaliças

Banco de Alimentos coleta mais de 207 toneladas de hortaliças no mês de março. Iniciativa beneficia 857 famílias, número 50% maior que no mês anterior

Para Ângela Maria Rodrigues da Silva, dona de casa e moradora de Goiânia, doações do Banco de Alimentos fazem muita diferença na alimentação da família, composta por nove pessoas

Lucas Dellamare

Oferecer uma alimentação variada e nutritiva à população goiana é um dos objetivos do Governo do Estado, por meio do Banco de Alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Em parceria com as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o programa alcançou números recordes no mês de março. A iniciativa coletou 207.340 Kg de alimentos e distribuiu 202.823 Kg a 857 famílias. Um aumento de 50%, em comparação ao mês de fevereiro, quando foram distribuídas 155 toneladas de alimentos a 569 famílias.

O programa, que funciona em parceria com as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), alcançou números recordes no mês de março: 207.340 Kg de alimentos coletados; 202.823 Kg de alimentos distribuídos e 857 famílias beneficiadas, um aumento de 50% no número de beneficiados em comparação com o mês anterior. Em fevereiro, 179 toneladas de alimentos haviam sido distribuídas e 569 famílias atendidas.

De julho de 2019 a março deste ano, o Banco de Alimentos doou 2,5 mil toneladas de frutas, verduras e legumes. Feliz com os resultados alcançados, a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, diz que melhorar a qualidade de vida da população vulnerável do estado é a prioridade do Governador Ronaldo Caiado. “O Banco de Alimentos da OVG é um projeto lindo e que nos dá muito orgulho, porque além de estimular a solidariedade entre os comerciantes, nós ajudamos efetivamente quem tem fome. Sabemos que ter uma alimentação saudável é importante, mas muita gente não tem condições de incluir frutas e verduras no prato. O programa muda essa realidade”, destaca Gracinha Caiado.

Uma das beneficiadas pelo Banco de Alimentos é a dona de casa Ângela Maria Rodrigues da Silva. Moradora de Goiânia, ela diz que os alimentos fazem toda a diferença em seu lar, que é composto por quatro adultos e cinco crianças. “Receber essas frutas e verduras é uma coisa muito especial. Só quem sabe o que é não ter uma refeição ou uma mistura para oferecer para os filhos na hora do almoço entende o significado desse lugar. Eu não tenho nem palavras para dizer o quanto sou grata à OVG por me proporcionar tudo isso. Tenho certeza que minha família não teria uma refeição tão completa se não estivesse aqui hoje para buscar essa doação”, conta a dona de casa.

Incentivadora do aproveitamento integral dos alimentos, a OVG também destina as hortaliças consideradas impróprias para o consumo à alimentação animal, zerando o descarte do material orgânico por meio da coleta urbana de resíduos. De acordo com a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, além de beneficiar famílias vulneráveis, a Organização se preocupa com o meio ambiente. “Vivemos uma realidade em que não podemos deixar o cuidado com o planeta para depois. Quando falamos em preservação da vida, estamos falando na assistência imediata a quem precisa, mas também na qualidade de vida das gerações futuras. Agindo assim, conseguimos abarcar essas duas vertentes”, enfatiza Adryanna.

Parceria

O Banco de Alimentos visa ampliar o acesso das entidades sociais cadastradas na OVG e de famílias em situação de vulnerabilidade social a uma alimentação de qualidade e o combate à fome. Os produtos recebidos são separados, higienizados e distribuídos para famílias vulneráveis e entidades sociais.

O aumento no número de doações foi possível graças à parceria com as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que mobilizaram produtores, concessionários e permissionários para doarem o excedente de frutas, verduras e legumes ao Banco de Alimentos da OVG.

O presidente da Ceasa Goiás, Lineu Olímpio, confirma que tem trabalhado para incentivar a doação dentro do entreposto. Por isso, se diz agradecido aos permissionários, concessionários e produtores que se mobilizam para doar os alimentos. “Na Ceasa Goiás vemos muita solidariedade e respeito ao próximo. São toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, e que são distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade, ainda mais nesse período de pandemia”.

Capacitações

Além da distribuição de cestas com frutas verduras e legumes, o Banco de Alimentos da OVG oferece capacitações para que as famílias atendidas possam extrair o máximo de nutrientes dos vegetais. De acordo com a gerente da unidade, Marília Araújo, as pessoas são orientadas quanto ao uso de todo o alimento. “Nós orientamos as famílias quanto ao aproveitamento integral dos vegetais. Temos o cuidado de explicar que nas cascas de boa parte das frutas e verduras há nutrientes riquíssimos para a saúde e ensinamos receitas práticas e saborosas para que possam fazer em casa. O que porventura sobra após esse processo, como talos e sementes, aconselhamos sobre a compostagem para hortas caseiras. Desta forma, conseguimos levar esse trabalho tão bonito ainda mais longe”, comenta Marília.

Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – Governo de Goiás