Idosos acolhidos pela OVG visitam Pecuária de Goiânia durante encerramento da exposição

Moradores do Sagrada Família e da Vila Vida conheceram de perto a estrutura montada para a 76ª Exposição Agropecuária de Goiás. A atividade visou agregar, sociabilizar e valorizar a autoestima dos idosos

Moradores do Sagrada Família e da Vila Vida conheceram de perto a estrutura montada para a 76ª Exposição Agropecuária de Goiás. A atividade, que se soma ao Goiás Social, coordenado pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, visou agregar, sociabilizar e valorizar a autoestima dos idosos

Elisângela Vieira

O fim de semana foi animado no Parque de Exposições de Vila Nova. Durante o encerramento da festa, idosos que moram nas Casas-Lares e na Instituição de Longa Permanência do Sagrada Família e da Vila Vida, unidades da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), mantidas pelo Governo Estadual, conheceram de perto a estrutura montada para a 76ª Exposição Agropecuária de Goiás. A atividade, que se soma ao Goiás Social, visou agregar, sociabilizar e valorizar a autoestima dos visitantes.

Acompanhados de monitores, os idosos percorreram pavilhões de exposição de animais, o espaço da Suinocultura, estandes de artesanato e o Museu Agropecuário, na sede da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA).

“O governador Ronaldo Caiado sempre nos lembra que uma sociedade que não cuida de seus idosos não tem respeito pela própria história. É por isso que os tratamos sempre com o maior carinho e cuidado que eles merecem, proporcionando momentos de descontração, alegria e resgate da memória”, diz a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Ela ainda destaca que os serviços oferecidos pela OVG, o GPS e o Goiás Social alcançam todas as gerações, desde a gestação, passando pela adolescência e chegando a terceira idade.

“Toda vida gostei demais de pecuária. Eu amei tudo! A recepção que tivemos aqui foi maravilhosa. Agradeço demais pelo passeio”, afirma Isabel Maria de Oliveira, 83 anos, moradora da Vila Vida.

Orlindo Escones Caparroz, 72 anos, foi acolhido há seis meses em uma das Casas-Lares do Sagrada Família. A visita ao Parque de Exposições de Vila Nova foi seu primeiro passeio com o grupo da unidade. “Somos muito bem tratados no Sagrada Família, ganhamos moradia e até cestas com verduras e frutas. Disseram que o próximo passeio será na Festa de Trindade. Também quero ir”, conta feliz da vida.

Inclusão

Diariamente, a OVG realiza um trabalho de inclusão social dos idosos. O Sagrada Família e Vila Vida e os Espaços Bem Viver I e II, que ficam na capital, desenvolvem ações específicas para as modalidades de atendimento que oferecem na Casa Lar, IPLI, Centro Dia e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. São atividades acompanhadas por equipes multiprofissionais que contribuem para a longevidade, a manutenção da autonomia e independência funcional e a melhoria do bem-estar.

Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás