Centro de Apoio ao Romeiro da OVG recebe imagem de Nossa Senhora D’Abadia durante a Romaria de Muquém

Imagem peregrina da santa passou pela estrutura montada pelo Governo de Goiás na madrugada de domingo. Centro de Apoio funcionará até o dia 15 de agosto com atendimentos e serviços gratuitos aos fiéis

Tradição religiosa mais antiga de Goiás, a Romaria de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém conta com momento especial no espaço da OVG

Lucas Dellamare

Considerada a peregrinação religiosa mais antiga de Goiás, com 275 anos de história, a Romaria de Nossa Senhora D’Abadia de Muquém tem como ponto alto a passagem e permanência da imagem peregrina da santa pelo Centro de Apoio ao Romeiro (CAR). Na madrugada de sábado (5) para domingo (6), durante a caminhada de 45 quilômetros pela GO-237, fiéis fizeram a tradicional pausa na estrutura montada pelo Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Goiás Social.

O CAR está localizado no km 30 da Rodovia da Fé, em Niquelândia, e funcionará até o dia 15 de agosto oferecendo serviços gratuitos à população durante a Romaria. Até o fim da festa religiosa, a expectativa é que mais de 50 mil pessoas sejam atendidas no local.

A estrutura conta com área de camping, lanches (pão com manteiga ou com mortadela, cachorro quente, leite com canela, água, suco e café), banheiros, atendimentos de saúde, como curativos e massagem, e espaço para descanso, além de capela para orações.

“Essa é uma romaria mais antiga e tradicional do nosso Estado. Com o Centro de Apoio ao Romeiro, os peregrinos têm um ponto de apoio com toda a segurança e comodidade que merecem e sem pagarem nada por isso. Isso é valorizar a nossa história e as nossas tradições ”, afirma a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

De acordo com Maria do Carmo Santos, 73 anos, a melhoria do espaço nos últimos anos é surpreendente. “Nós ficamos admirados porque somos acostumados a fazer essa romaria. Eu sou romeira há 35 anos e nunca tínha visto tanto empenho na organização quanto nesses últimos anos. Tudo melhorou demais, desde a estrutura, que antes era com aqueles banheiros químicos e agora são esses banheiros mais confortáveis, até a parte de acolhida. Melhorou 100%”, conta a aposentada.

Romeira há 35 anos, Maria do Carmo diz que o CAR Muquém melhorou 100%. “Nunca tinha visto tanto empenho na organização quanto nesses últimos anos”, disse.

Para Gracinha Caiado, essa melhoria é sinal do respeito do Governo com a população. “A cada ano que passa, esse trabalho tem chegado a mais pessoas com uma qualidade nunca vista por aqui. Eu digo sempre que apoiar a tradição é um dever dos governantes. É por isso que nenhum fiel vai ficar desamparado. E eu já adianto que ano que vem vai estar melhor ainda”, garante.

Parcerias
O atendimento oferecido pelo Centro de Apoio ao Romeiro conta a parceria da Prefeitura de Niquelândia e de vários órgãos do Estado de Goiás, além de empresas da iniciativa privada. A acolhida aos peregrinos é realizada por colaboradores da OVG e por voluntários mobilizados pela Organização, como Maria Goreti da Silva, que atua no CAR Muquém há 10 anos.

“Na minha casa todo mundo já sabe: no começo de agosto eu tenho compromisso com a OVG para ajudar os romeiros de Nossa Senhora do Muquém. Isso pra mim é uma alegria sem tamanho. Quando a gente ajuda o outro, os mais beneficiados somos nós mesmos. Inclusive, esse ano, meu marido e meu neto vieram junto comigo”, conta.

Tradição
Considerada a peregrinação religiosa mais antiga de Goiás, a Romaria de Muquém completa 275 anos em 2023. Todos os anos, no dia 5 de agosto, os romeiros saem da cidade de Niquelândia conduzindo a imagem de Nossa Senhora D’Abadia pela Rodovia da Fé. Eles iniciam a trajetória no fim da tarde, na Igreja Matriz da Paróquia São José, passam pela Paróquia Nossa Senhora D’Abadia e, durante a caminhada, fazem uma pausa no Centro de Apoio do Romeiro, da OVG. A peregrinação se encerra no Santuário de Muquém. A procissão ocorre durante toda a noite e termina com a chegada dos romeiros ao Santuário.

Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – Governo de Goiás