Cerca de 33 mil romeiros passam pelo Centro de Apoio ao Romeiro de Muquém

Centro de Apoio ao Romeiro funcionou 24 horas por dia ao longo da festa de Nossa Senhora d’Abadia do Muquém e ofereceu atendimentos de saúde, espaço para descanso, capela para orações, banheiros com chuveiros, lanches, área de convivência e de camping

Cerca de 33 mil pessoas passaram pelo CAR de Muquém

Elisângela Vieira
Cerca de 33 mil fiéis de Nossa Senhora d’Abadia do Muquém foram atendidos pelo Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) de Muquém durante a edição 2025 da festa religiosa. A iniciativa de acolhimento do Goiás Social, via Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), ofereceu atendimento 24 horas entre os dias 03 e 15 de agosto. Nesse período, o espaço de atenção aos fiéis da mais antiga romaria do Estado serviu 624 litros de leite com canela e 1.040 litros de café e outros 4 mil litros de sucos. Ainda foram distribuídos 16.200 pães. Também foram utilizados 2.500 kits com pomada massageadora, soro para reidratação, pomada para assadura e protetor solar.

“Eu digo sempre que apoiar a tradição é um dever dos governantes. É por isso que nenhum romeiro de Nossa Senhora D’Abadia fica desamparado. No CAR de Muquém eles tiveram um ponto de apoio com toda a segurança e comodidade que merecem e sem pagar nada por isso”, destaca a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Instalado no KM 30 da GO-237, conhecida como Rodovia da Fé, em Niquelândia, o CAR contou com uma equipe operacional de 100 pessoas, entre colaboradores da OVG; voluntários e bolsistas do Programa Universitário do Bem (ProBem), que ofereceram suporte em uma infraestrutura pensada para acolher os visitantes do Santuário Diocesano de Nossa Senhora d’ Abadia do Muquém.

Os romeiros, que percorrem mais de 40 quilômetros e, passaram pelo local receberam lanches (pão com manteiga e com mortadela, leite, café e suco) e tiveram acesso a banheiros com chuveiros e sanitários, atendimentos de saúde, como curativos e massagens, capela para orações e espaço de convivência, onde foram disponibilizadas mesas e cadeiras para descanso, amparo importante para quem enfrenta o longo percurso. Também foi ofertado wi-fi gratuito e área de camping.

Organização das Voluntárias de Goiás | Goiás Social – Governo de Goiás