Goiás Social: Pesquisa aponta aprovação recorde do Centro de Apoio ao Romeiro do Muquém

Mais de 33 mil atendimentos foram prestados pela OVG durante a Romaria de 2025, com índices de satisfação inéditos. Avaliação foi aplicada por pesquisa realizada pela Goiás Turismo

Em pesquisa realizada pela Goiás Turismo, Centro de Apoio ao Romeiro de Muquém 2025 foi o mais bem avaliado da história. "O resultado dessa pesquisa mostra que estamos no caminho certo: cuidando de quem mais precisa com dignidade e respeito", disse Gracinha Caiado.

Lucas Dellamare

O Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), promovido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) durante a Festa de Nossa Senhora d’Abadia do Muquém, em Niquelândia, recebeu aprovação recorde dos romeiros atendidos em 2025. Segundo a pesquisa de perfil e satisfação realizada pelo Observatório do Turismo, em cooperação com a OVG e o Governo de Goiás, o CAR alcançou a maior média geral desde o início da série histórica: nota 4,94 de 5 pontos possíveis. Neste ano, o CAR prestou 33 mil atendimentos entre 3 e 15 de agosto, oferecendo lanche, assistência em saúde, espaço de descanso, banheiros, Wi-Fi e área de camping gratuita para os devotos.

Entre os destaques, os romeiros avaliaram como excelentes os serviços de limpeza (4,98), banheiros (4,95), segurança (4,95) e a importância do espaço para a romaria (4,99). Além disso, 100% dos entrevistados afirmaram que recomendariam o Centro de Apoio a outras pessoas e pretendem retornar em 2026.

“O resultado dessa pesquisa mostra que estamos no caminho certo: cuidando de quem mais precisa com dignidade e respeito, ao mesmo tempo em que fortalecemos o turismo religioso e a economia das cidades. A parceria entre a OVG, o Goiás Social e a Goiás Turismo nos permite planejar com base em dados, para oferecer um serviço cada vez melhor aos romeiros e às famílias goianas”, destacou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

De acordo com a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, “com base nos dados coletados, a OVG e o Goiás Social poderão aprimorar ainda mais os serviços oferecidos, garantindo acolhimento, estrutura e segurança para os milhares de romeiros que participam da tradicional Festa do Muquém todos os anos, além de levar exemplos positivos a outras ações realizadas ao longo do ano”, frisou.

Tradição e Fé
Em 2025, a Romaria de Muquém, que é a mais antiga peregrinação religiosa de Goiás, completou 277 anos de história. No dia 5 de agosto, os romeiros partiram de Niquelândia conduzindo a imagem de Nossa Senhora D’Abadia pela Rodovia da Fé. A caminhada teve início ao entardecer, na Igreja Matriz da Paróquia São José e contou com uma pausa no Centro de Apoio ao Romeiro da OVG, durante a noite, antes de seguir rumo ao Santuário de Muquém.

Durante o percurso, a devoção e a tradição se uniram à presença do poder público para garantir segurança e acolhimento. “A fé move milhares de corações, e o Governo de Goiás esteve presente para assegurar que cada romeiro vivesse essa experiência com dignidade e respeito”, destacou Gracinha Caiado.

Parcerias e Apoio
O atendimento no CAR Muquém foi garantido por uma força-tarefa com cerca de 100 pessoas atuando em regime de revezamento. Voluntários, colaboradores da OVG, Prefeitura de Niquelândia, órgãos estaduais e empresas privadas contribuíram para a realização da romaria. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) e a Polícia Militar (PMGO) asseguraram a ordem e a proteção dos participantes, com plantão contínuo, 24 horas por dia.


Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) | Goiás Social – Governo de Goiás