CENTRAL DO CANDIDATO

PROCESSO SELETIVO/INSCRIÇÕES

O Programa Universitário do Bem (ProBem) está com edital aberto para cinco mil bolsas oferecidas para estudantes universitários em situação de vulnerabilidade social de todos os 246 municípios goianos. Os candidatos devem acessar e ler atentamente o Edital do Processo Seletivo 2021/1 – RETIFICADO.

Retificação do Cronograma do Edital nº01/2021 do Processo Seletivo do PROBEM

Retificação do Edital nº02/2021 do Processo Seletivo do PROBEM

Retificação do Edital nº03/2021 do Processo Seletivo do PROBEM

Faça aqui sua inscrição

Atenção! Aqueles que não são inscritos no Cadastro Único do Governo Federal devem procurar um Posto do CadÚnico, que funciona no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou no Núcleo de Assistência Social (NAS) do município em que reside, para se inscrever até o dia 25 de maio.

A abertura das inscrições para as bolsas do ProBem está prevista para o dia 25 de junho e o resultado definitivo dos primeiros bolsistas selecionados pelo Programa será publicado no dia 26 de julho. Os estudantes contemplados vão receber o benefício no segundo semestre deste ano. Confira o cronograma completo no Edital abaixo.

Para participar, o candidato precisa:

  • Residir no Estado de Goiás
  • Estar inscrito no Cadastro Único
  • Estar matriculado em curso de graduação presencial em instituição de ensino superior cadastrada. As aulas on-line em virtude da pandemia não são consideradas ensino à distância (EAD)
  • Não frequentar curso superior à distância, semipresencial ou EAD
  • Não ter condições financeiras, ou seja, que se encontra em situação de vulnerabilidade atestado pelo indicador multidimensional de pobreza
  • Estar cursando a primeira graduação

Critérios de seleção:

A seleção dos candidatos é realizada a partir de análise multidimensional da pobreza. Para tanto será utilizado o Índice Multidimensional de Carências das Famílias Ampliado (IMCF-A), construído com base nas diversas vulnerabilidades das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, conforme valor do índice, considerando as seguintes dimensões: –

– Restrições de acesso ao trabalho e renda;
– Falta de acesso ao conhecimento e escolaridade;
– Escassez de recursos (privações de acesso a bens e serviços necessários às famílias);
– Carências habitacionais (condições de moradia).


Cartilha Cadastro Único

Confira a Nota Metodológica do Índice Multidimensional de Carências das Famílias Ampliado (IMCF-A)

Relação de Instituições de Ensino Superior Cadastradas

CENTRAL DE RELACIONAMENTO PROBEM
 0800 062 9413
 62 3201-9351
 62 99641-6090 (WhatsApp)